Licores, geleias, doces e as demais delícias de jabuticaba são produzidas por moradores de Cachoeira do Campo e região. Nesse sentido, o Projeto Pérola Negra e o Lions Club de Cachoeira criaram uma pesquisa que visa identificar as potencialidades e criar uma rede de produtores.
Os organizadores da pesquisa criaram dois formulários: um para produtores de derivados de jabuticaba e outro para quem apenas colhe e vende a fruta.
Por que participar?
O objetivo é criar um diagnóstico preciso da cadeia produtiva, permitindo o desenvolvimento de ações concretas para seu fortalecimento.
Os interessados em participar podem acessar os formulários disponibilizados pelos organizadores até o final deste mês. Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com a equipe do projeto através do telefone (31) 7540-4903.
Sobre o Projeto Pérola Negra
Graças ao projeto intitulado “Jabuticaba Ouro Preto – A Pérola Negra para o Desenvolvimento Produtivo e Econômico Local”, a região vai se transformar em um Arranjo Produtivo Local (APL), o que significa que a jabuticaba poderá se tornar um símbolo de identidade e desenvolvimento para Cachoeira do Campo e adjacências, alcançando ainda o selo de Indicação Geográfica (IG).
A iniciativa conta com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto.
Festa da Jabuticaba de Cachoeira do Campo
Todo ano, no mês de novembro, ocorre a Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo. Completando mais de três décadas desde sua criação em 1992, o evento encanta moradores e visitantes, oferecendo uma programação diversificada e repleta de atrações imperdíveis.
Sob a organização do Lions Clube do distrito e com o apoio essencial da Câmara de Ouro Preto e Prefeitura de Ouro Preto, a Festa da Jabuticaba é muito mais do que um simples festival – é um elo entre gerações, uma celebração da rica cultura da região e uma oportunidade para impulsionar o turismo local e a gastronomia única que a jabuticaba proporciona.
FONTE: JORNAL GERAES