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O início de tudo: O que a Honda fez de diferente para sair atrás da Yamaha e, mesmo assim, virar o jogo e dominar o mercado de motos no Brasil há mais de 50 anos

Honda e Yamaha disputam há mais de 50 anos o mercado de motocicletas no Brasil — mas uma combinação de inovação, consórcios e expansão deu vantagem clara à líder do setor

Quando se fala em  motocicletas no Brasil, dois nomes surgem imediatamente: Honda e Yamaha. As marcas japonesas chegaram ao país quase ao mesmo tempo, no início da década de 1970, e iniciaram uma disputa que segue até hoje. Apesar da rivalidade intensa, a Honda conquistou uma vantagem ampla e consistente sobre a concorrente.

Chegada das marcas ao Brasil

A Yamaha foi a pioneira entre as duas, chegando ao Brasil em 1970. Em 1974, lançou a primeira motocicleta produzida em território nacional, a RD 50.

A Honda desembarcou no país apenas um ano depois, em 1971, e só começou a fabricar sua própria moto em solo brasileiro em 1976. Mesmo assim, a Honda logo se destacou com um diferencial importante: o motor 4 tempos.

A vantagem do motor silencioso

Desde o início, a Honda importava motos com motor 4 tempos. A primeira delas foi a C110, uma cinquentinha que já usava essa tecnologia.

Naquela época, quase todas as motos — inclusive a RD 50 da Yamaha — usavam motores 2 tempos. Embora eficientes, esses motores eram barulhentos e soltavam muita fumaça.

Isso fez com que o público olhasse com mais simpatia para os modelos da Honda. A combinação de menor ruído e menos poluição agradou consumidores e ajudou a marca a construir uma imagem positiva desde o início.

Estratégias que fizeram a diferença

Segundo o consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair Castro Jr., a estratégia de entrada no mercado foi um dos pontos-chave para o sucesso da Honda. Além de trazer um produto mais moderno, a marca se adiantou em oferecer facilidades ao consumidor.

Em 1981, a Honda lançou seu sistema de consórcios no Brasil. Um ano depois, a Yamaha passou a oferecer o mesmo tipo de serviço, mas já em desvantagem. O consórcio facilitou o acesso à motocicleta, permitindo que mais pessoas realizassem o sonho de ter o próprio veículo.

Expansão da rede de lojas

Com o sucesso nas vendas e uma imagem fortalecida, a Honda cresceu em todo o país. Hoje, a marca conta com 1.119 pontos de venda e assistência técnica autorizada. A Yamaha, por sua vez, tem 559 estabelecimentos. Essa diferença mostra como a Honda conseguiu se expandir com mais velocidade e alcançar mais regiões.

Honda vs Yamaha: Participação no mercado

O domínio da Honda também se reflete nos números de emplacamentos. Desde o início dos anos 2000, a marca lidera com folga o mercado de motocicletas no Brasil.

Em muitos anos, manteve cerca de 70% de participação, variando entre 60% e 80%. A Yamaha, por outro lado, permanece na vice-liderança com aproximadamente 12% do mercado.

Mesmo com uma base de fãs fiel e produtos competitivos, a Yamaha nunca conseguiu tirar a liderança da Honda. A diferença construída ao longo das décadas é grande, tanto em presença comercial quanto em participação nas vendas.

Possibilidades futuras para a Yamaha

Apesar do cenário atual, não se pode descartar a possibilidade de mudança no futuro. A Yamaha ainda tem espaço para crescer no Brasil. Para isso, será necessário muito investimento, tempo e estratégias bem elaboradas.

A fidelidade dos brasileiros à Honda, construída desde os primeiros modelos com  motor 4 tempos até os consórcios acessíveis e ampla rede de lojas, não será fácil de superar. A marca vermelha consolidou uma história de sucesso que continua fazendo efeito até hoje.

A disputa entre Honda e Yamaha continua, mas, até agora, a Honda segue como líder incontestável nas ruas e no coração dos brasileiros.

Com informações de AutoPapo.

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