Quem diria que um gestor nos últimos 20 anos conseguiria um apoio maciço dos vereadores, quase que unânime, na Câmara com rasgados elogios. Em sessão realizada na noite desta terça-feira (2), a Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete aprovou por 11 votos a 1 o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a contratar empréstimo de até R$ 80 milhões junto à Caixa Econômica Federal. Os recursos serão destinados a obras de infraestrutura urbana e mobilidade, dentro do programa “Asfalta Lafaiete”.
O único voto contrário foi registrado pelo vereador Pedro Américo (PT). A aprovação foi marcada por fartos e entusiasmados elogios à administração do prefeito Leandro Chagas (PRD). Parlamentares da base exaltaram o que consideram ser um novo modelo de gestão, baseado em planejamento, coragem administrativa e diálogo com a população.
Para os vereadores, a proposta representa um marco na história recente de Lafaiete, que por muitos anos sofreu com a falta de investimentos robustos em pavimentação e recuperação da malha viária. O programa anunciado pelo Executivo prevê, além da aplicação de asfalto, serviços de drenagem, fresagem do pavimento antigo, recapeamento completo e sinalização, garantindo qualidade, segurança e durabilidade às obras.
Os parlamentares também destacaram o apoio maciço da população ao prefeito Leandro Chagas, que tem consolidado sua imagem como uma liderança jovem e inovadora à frente do município. Muitos classificaram a aprovação como um voto de confiança à condução política e técnica do atual governo.
A operação de crédito será amparada pela Lei de Responsabilidade Fiscal e poderá ter como contragarantia receitas municipais previstas constitucionalmente. O plano de trabalho detalhado será encaminhado posteriormente ao Legislativo para fins de fiscalização.