Modelo da marca japonesa recebe mudanças para melhor e o rival está para ter novidades
A Jeep sempre foi sinônimo de aventura sobre rodas, mas acabou perdendo tempo e espaço no mercado brasileiro, ainda mais com a invasão de várias marcas chinesas e seus SUVs modernos por preços atraentes. E não apenas isso, também deixou os japoneses começarem a dar trabalho.
Neste comparativo entre Jeep Compass Longitude (R$ 211.990) e Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 219.890) fica claro o quanto a marca-norte americana ficou defasada no Brasil, com a atual geração do SUV médio, que já foi referência no segmento, ao lado do mais atualizado rival, com algumas melhorias importantes e com versão eletrificada.
Claro que este jogo pode virar a favor da Jeep, que já tem em curso um plano de reação que vai começar com a versão híbrida leve do Compass esperada para o ano que vem. Mas, por enquanto, apesar do SUV da marca norte-americana ainda ter qualidades, o concorrente da Toyota acaba se saindo um pouco melhor.
TOYOTA É BEM MAIS ECONÔMICO NA CIDADE

Imagem: Divulgação
Começando pelo estilo, a frente do Corolla Cross está mais atual com a recente reestilização que o deixou com cara de carro elétrico. O logo azulado da marca japonesa deixa claro que se trata de uma versão híbrida, com sistema que funciona bem regenerando energia do movimento das rodas e dos freios para carregar as baterias que alimentam o motor elétrico de 72 cv usado de forma alternada com o a combustão, de 122 cv.
No dia a dia, principalmente na cidade, o Corolla Cross XRX Hybrid se mostrou econômico, chegando a fazer 16,6 km/l de gasolina, conforme dados do Inmetro, ante apenas 10,1 km/l do Compass com motor 1.3 turboflex, de bem dispostos 176 cv. Na estrada, a vantagem de consumo do Toyota diminui bastante, já que o motor 1.8, com ciclo Atkinson, precisa entrar em ação a maior parte do tempo.
Como o tanque do Compass é bem maior que do Toyota (36 litros ante 55 do Jeep), a autonomia na estrada do Compass acaba sendo maior, beirando os 670 km com gasolina, ante 504 km do Corolla Cross, tomando como base os dados de consumo do Inmetro.

Imagem: Divulgação
O desempenho do Compass também é melhor, tanto em aceleração quanto na máxima, fazendo de 0 a 100 km/h em 10,3 s e atingindo 206 km/h, ante 13s e 170 km/h do rival, respectivamente. Mas o Toyota tem mais assistências ao motorista e mostra um nível de conforto ligeiramente superior, com uma suspensão que absorve bem as irregularidades e piso e com comodidades como a inclinação dos encostos dos bancos traseiros.
Na hora de acomodar a bagagem no porta-malas (com tampa motorizada), o Corolla Cross 440 litros, ante 410 litros do Jeep e facilita a vida na hora de estacionar com câmera de ré de 360 graus, além de sensores tanto no para-choque traseiro quanto no dianteiro. O nível de segurança no Toyota também agrada mais por ter, entre outros itens, chamada de assistência de emergência e assistência na recuperação veícular.
Outras comodidades que contam pontos a favor do Corolla Cross ficam por conta da central multimídia atualizada e do carregador de celular por indução, bem posicionado no console central. Agora com freio de estacionamento eletrônico na linha 2026, além de mais eficiente, abriu espaço para mais porta-objetos no interior.
O Compass continua quase sem novidades, tanto por dentro quanto por fora. Neste versão Longitude, porém,.chama atenção o sistema de som com subwoofer no porta-malas, com aval da Beats, além dos hastes atrás do volante para trocas de marcas sequenciais, o que condiz com o desempenho melhor do SUV da Jeep.
VEREDICTO
O Toyota Corolla Cross híbrido vence este comparativo, mas a resposta da Jeep está a caminho, primeiramente com a versão híbrida leve, que chega em 2026, com alguns retoques no desenho e, posteriormente, lá para 2027, com a nova geração.
Com conjunto mais eficiente e atual, o modelo da marca japonesa receber melhorias recentes que também fizeram a diferença no resultado.

Imagem: Carlos Guimarães
FONTE: AUTOO