A situação da plataforma elevatória instalada na passagem subterrânea Ovídio Barbosa, em Conselheiro Lafaiete, voltou a ser pauta na Câmara Municipal. Por meio de requerimento, o Vereador Pedro Américo (PT) solicitou ao Executivo esclarecimentos sobre o equipamento, previsto para garantir acessibilidade no túnel. No ano de 2024 foi instalada uma plataforma elevatória no local, com alto investimento, mas com pouco tempo de funcionamento e sem ações posteriores para solucionar o problema.
Em resposta oficial, a Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente, por meio do secretário Guilherme Ramalho Neves de Albuquerque, informou que a plataforma chegou a ser instalada e entrou em funcionamento por um período não identificado, já que todo o processo ocorreu sob responsabilidade da gestão anterior.
A atual administração destacou que, para solucionar o problema e garantir o correto funcionamento dos equipamentos de acessibilidade, foi realizado um processo licitatório. O objeto da licitação é a contratação de serviços especializados de assistência técnica para manutenção preventiva e corretiva das plataformas elevatórias, com eventual reposição de peças e mão de obra. O contrato contempla não apenas a passagem subterrânea, mas também os demais prédios públicos do município que possuem esse tipo de estrutura. Segundo a Prefeitura, a medida visa assegurar a utilização adequada das plataformas e atender às necessidades de acessibilidade da população.
Reunião
Atendendo a um requerimento do Vereador Pedrinho acontece no 8 de outubro uma reunião na Câmara Municipal para tratar sobre as questões de acessibilidade e segurança do túnel.