×

PM Ambiental barra esquema de madeira irregular e conduz 3 a delegacia

Na manhã desta sexta-feira (17/01/2026), a Polícia Militar de Meio Ambiente constatou o transporte irregular de material lenhoso da espécie exótica Eucalyptus sp., na forma de cavaco de madeira, no município de Santa Rita do Ibitipoca. O material estava sendo transportado em dois conjuntos veiculares do tipo bitrem, compostos por caminhões e reboques. De acordo com os policiais, os condutores não apresentaram documentação que comprovasse a origem legal da carga, o que configura crime ambiental previsto no artigo 46 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). Ainda conforme a ocorrência, os autores pretendiam emitir nota fiscal da carga em local diverso da extração, o que também caracteriza crime contra a ordem tributária, conforme a Lei Federal nº 8.137/1990.

No momento da abordagem, não foi apresentada autorização do legítimo proprietário da área de onde o material teria sido extraído, nem documentos que comprovassem a procedência e a destinação lícita da carga.Diante dos fatos, três homens — de 61, 32 e 46 anos — foram conduzidos em flagrante, e houve a apreensão de dois tratores, três caminhões e suas respectivas cargas. Além das prisões, foi lavrada autuação ambiental no valor de R$ 2.026,46.

A ação foi realizada pelo 1º Grupamento de Meio Ambiente de Barbacena, pertencente ao 3º Pelotão da 4ª Companhia da Polícia Militar de Meio Ambiente, com sede em Juiz de Fora, vinculada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE). O Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente reforça sua missão institucional de instruir, proteger e preservar.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp