A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Administração Penitenciária, realizou mais um projeto de humanização e cuidado com as pessoas. A Unidade Regional de Saúde Mental iniciou no último sábado (04), no Presídio da Cidade, um mutirão para atendimento dos apenados com médicos psiquiatras do sistema de saúde do Município.
Segundo o Secretário de Saúde, Allan Diego, “a ação, realizada pela primeira vez pela Secretaria, tem como objetivo facilitar o acesso à assistência psiquiátrica, reduzindo o uso indiscriminado de medicações psicotrópicas e adequando, quando for o caso, a prescrição para continuidade do tratamento dos usuários”, explica.
A Delegada do Presídio de Congonhas, Thatiana Neiva, disponibilizou a equipe da unidade prisional para dar o suporte necessário à ação. “É extremamente importante este atendimento à saúde psiquiátrica dos internos. Agradecemos à atenção prestada mais uma vez pelo Governo Municipal”, ressalta.
O Projeto contou com o apoio da Superintendente Municipal de Saúde, Ana Paula Cruz, do Coordenador da Unidade Regional de Saúde Mental, Leonardo e dos médicos psiquiatras Dra. Vanessa e Dr. Lucas, ambos servidores da Unidade Regional de Saúde Mental.
Neste primeiro sábado foram realizados 29 atendimentos. O mutirão continuará em alguns sábados durante todo o ano. O próximo já está agendado para o dia 25 de fevereiro. A ação ocorre de 07h às 19h.
Por Lílian Gonçalves – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Fotos: Secretaria de Saúde