A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que um médico plantonista, pertencente ao corpo clínico do Hospital Bom Jesus, teve, na última semana, a confirmação de diagnóstico positivo para a Covid-19.
O profissional encontra-se afastado de suas atividades e em isolamento domiciliar, uma vez que não apresentou, até o momento, sintomas graves. A situação foi devidamente notificada aos órgãos competentes de Belo Horizonte, cidade onde reside. Por esse motivo, o caso não é registrado no Informe Epidemiológico de Congonhas.
Os profissionais de saúde e pacientes do Hospital Bom Jesus que tiveram contato com o médico estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica de Congonhas, seguindo os protocolos previstos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Até esta quarta-feira, 6, ninguém havia apresentado os sintomas, não tendo, portanto, diagnóstico positivo para a Covid-19 no município.
Histórico
Em 27 de abril, véspera do plantão semanal que realiza no HBJ, o médico teve sintomas gripais leves. Apresentou-se para o trabalho, mantendo os devidos paramentos de segurança durante todo o expediente. Diante da piora do quadro gripal, no dia 30, o profissional realizou o exame RT-PCR em um laboratório particular de Belo Horizonte. O resultado positivo do teste foi comunicado à Diretoria do Hospital Bom Jesus na sexta-feira, 1° de maio.
Foram tomadas as medidas necessárias para manutenção do serviço de urgência. Além disso, o protocolo de segurança dos profissionais de saúde e pacientes foi acionado. A Vigilância Epidemiológica de Congonhas fez o rastreio das pessoas que tiveram contato com o médico.
Aqueles que tiveram contato direto com o profissional, ou seja, sem o uso adequado de equipamentos de proteção pessoal (EPIs), já estão em isolamento. Até o momento, não apresentaram nenhum sintoma.