Um estudo elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais apurou que para Micro Lafaiete são necessários 28 leitos de CTI’s para atender sua população e aos 11 municípios que compõe a microrregião de Conselheiro Lafaiete, levando em conta a população de aproximadamente 180 mil habitantes.Assim até a primeira quinzena de junho, a cidade chegará este número preconizado pelas autoridades em saúde para atender exclusivamente os pacientes de covid-19.
Está prevista para os próximos dias a conclusão da obra de infraestrutura e reforma do prédio do São Camilo que abrigará o Hospital de Campanha Municipal para atender a possibilidade de crescimento de infectados pelo vírus na cidade como na região.
Dos 12 leitos anteriormente disponíveis, saltará para 60 leitos, dos quais 10 serão destinados exclusivamente ao CTI’s, isso se deve às reformas que estão sendo realizadas na estrutura física da instituição que encontram-se em fase final.
Para o funcionamento do Hospital Campanha Municipal, a prefeitura está investindo na contratação inicial de cerca de 60 funcionários, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares de serviços gerais, etc, como também na compra de insumos, 13 respiradores, locação de máquina de hemodiálise e terceirização do serviço de tomografia.
A previsão inicial é que o hospital esteja em pleno funcionamento ao longo da semana que vem.
Através de uma Parceria Público Privada (PPP), a estrutura física do Hospital e Maternidade São José (HMSJ), que seria destinada aos pacientes da hemodinâmica, será revertida aos pacientes para combater a pandemia, instalando 17 novos leitos.
Como o HMSJ já possui uma vaga de CTI para covid-19, Lafaiete chegará a marca de 28 leitos.
Pós pandemia
Se por um lado, a pandemia trouxe apreensão, medo, mudanças de hábitos, fechamento do comércio, atacando a sociedade como um todo, por outro Lafaiete ficará um saldo positivo já que está nascendo um embrião de uma nova estrutura de saúde robusta e ampla, jamais vista nos últimos 50 anos.
Os 10 leitos de CTI’s do São Camilo e os 10 do HMSJ permanecerão. Destes 20 leitos remanescentes pós pandemia, será solicitada a habilitação junto ao Ministério da Saúde de no mínimo 60%. Assim o município poderá saltar de 9 leitos de UTI credenciados pelo SUS para 22 leitos de UTI para atender a população local e regional.
Leitos clínicos
Conforme preconizado pelo Governo do Estado, Lafaiete deveria ter ao menos 69 leitos clínicos, mas esta marca será ultrapassada, com os leitos que serão disponibilizados na Policlínica Municipal, Hospital Campanha Municipal e Hospital e Maternidade São José.