Na tarde da última terça-feira (7 ), a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Belo Bale foi acionada pela Polícia Militar acerca de um lobo-guará que havia sido resgatado na zona rural deste município por populares.
O animal foi machucado na estrada de acesso, Salgado/Belo Vale quando foi recebido pela equipe da Secretaria que acionou o Médico Veterinário Artur Braga, o Centro de Controle de Zoonoses, a Polícia Militar de Meio Ambiente e o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA em Belo Horizonte – CETAS/BH.
O médico identificou o animal como sendo um lobo-guará fêmea, indivíduo classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma espécie vulnerável, segundo a lista de animais ameaçados de extinção.
O animal foi abrigado na sede da Secretaria até a chegada da Responsável Técnica da ONG ALPA (Associação Lafaietense de Proteção aos Animais), a médica veterinária Carla Miranda, especialista em resgate de animais silvestres indicada pelo CETAS/BH, para o atendimento de urgência considerando o estado débil que se encontrava o animal, que foi medicado e encaminhado à sede da ONG para maiores cuidados. A Secretaria está em contato com a ONG para ser atualizada sobre o estado de saúde do animal.
Conforme informado, a fêmea está sendo tratada e foi nomeada como Bela do Vale, em homenagem à cidade de seu resgate.