Creches do Alvorada e Jardim Profeta já atendem 400 crianças

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Mais do que auxiliar as famílias no cuidado de bebês e crianças, as instituições de educação infantil contribuem para o desenvolvimento cognitivo e físico dos pequenos. Inauguradas este ano, as creches municipais Maria Íris Coelho Ferreira (Jardim Profeta) e Maria da Anunciação dos Anjos (Alvorada) atendem, em tempo integral, 380 alunos de berçário, maternal e 1° e 2° períodos da Educação Infantil (4 e 5 anos).

Os dois prédios recém-inaugurados foram construídos com recursos do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Classificadas como Tipo I, as unidades são as maiores disponibilizadas pelo órgão, tendo, cada uma, capacidade para atender 200 crianças.

A estrutura física das creches municipais seguem as normas exigidas pelos parâmetros de qualidade na Educação Infantil. Assim, elas contam com salas de convivência, parquinho, banheiros adaptados à faixa etária, chuveiros, banheiras climatizadas, fraldários, solário, sala de multimeios, lactário, cozinha, refeitório, lavanderia, além da área administrativa.

Com apenas 3 anos, Bettina Isabele é uma das alunas do Maternal II da Creche Municipal Maria Íris Coelho Ferreira e seu desenvolvimento é cada vez mais perceptível, segundo sua mãe, a turismóloga Carla Justino. “No início, houve dificuldade na adaptação, mas aos poucos ela [Bettina] venceu e hoje está incrível… já come sozinha, brinca, tem um relacionamento muito bom com outras crianças. Acho que a creche fornece uma interação social e ajuda no desenvolvimento da criança. Já estou vendo esses resultados com ela. É excelente, não tenho a nada a reclamar, a equipe é maravilhosa. Quando se trabalha em equipe, se tem excelência no resultado, e lá é desde a moça que fica no portão até a diretora”, destaca.

Outras instituições

Congonhas também conta com a creche Rosa Maria Cordeiro (Consolação), que tem 71 alunos matriculados e oferece os mesmos serviços das creches inauguradas este ano.

Já a creche Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida (Residencial) está, temporariamente, com as atividades paralisadas devido à sensação de insegurança dos moradores em relação à Barragem de Casa de Pedra. O Ministério Público, por meio do promotor de Justiça Vinícius Alcântara, entrou com uma Ação Civil Pública contra a CSN, que deve realocar os alunos da instituição de ensino para outro local. A audiência será no dia 13 de junho, com a juíza Flávia Generoso de Mattos.

Educação e saúde caminham juntas

Além dos investimentos em ensino e aprendizagem, a qualidade da alimentação oferecida às crianças também é fundamental. Assim, por dia, são oferecidas cinco refeições elaboradas por uma nutricionista, com cardápios variados e nutritivos.

A Prefeitura promove um trabalho integrado entre as secretarias de Educação e de Saúde. A equipe das unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros monitora o desenvolvimento físico (peso e altura) e o Cartão de Vacinação dos pequenos.

Os alunos da rede municipal de ensino também contam com o Núcleo de Apoio Educacional da SEMED, que atende os alunos que precisam de atendimento especializado, com oferta dos seguintes profissionais: assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicopedagogo. Os alunos da Educação Infantil também têm acesso à sala de recursos.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *