13 de julho de 2024 15:51

Novo carro popular ressuscita após uma década e vira pesadelo dos concorrentes!

O Opel Astra, carro popular muito famoso no Brasil, está de volta, mas dessa vez com um toque diferente. Trata-se de um novo Astra elétrico que pode entregar mais de 400 km de autonomia.

O Opel Astra, novo carro popular que foi bastante vendido no Brasil, é ressuscitado após mais de 10 anos de extinção, para concorrer nesse novo mercado de carros elétricos e se tornar o terror de rivais. De acordo com dados da mídia, o novo Opel Astra elétrico foi revelado de forma oficial, chegando ao mercado da Europa, após ter saído de linha do Brasil em 2011, como um dos modelos mais amados da marca.

Conheça o novo Opel Astra elétrico

Após a versão híbrida plug-in, chegou a vez da marca apresentar a primeira versão totalmente elétrica do carro popular que marcou a história da empresa. Esta nova geração, chamada de Astra L, começou a ser apresentada no começo de 2022.

Pela primeira vez, há também um híbrido plug-in e uma versão elétrica de um modelo que estreou na década de 90 na Europa. No Brasil, o Astra também escreveu sua história, sendo vendido como um modelo Chevrolet entre 1994 e 2011. Agora, finalmente chegou o momento da marca revelar as primeiras fotos da aguardada versão totalmente elétrica, nas variantes hatchback e perua.

O novo OPEL Astra elétrico, conta com o mesmo visual que as versões de motor a combustão e os híbridos plug-in. O que é novo, entretanto, é a nomenclatura, visto que a marca está se afastando do esquema de nomenclatura anterior, por exemplo, Corsa-e e Mokka-e, e batizando a novidade de Opel Astra Electric.

Com base na plataforma EMP2, que também sustenta as versões híbridas de carros médios da Stellantis, o Astra elétrico possui as mesmas medidas da versão com motor a combustão: 4.374 mm de comprimento, 2.060 mm de largura, 1.441 mm de altura e 2.675 mm de distância entre-eixos.

O sistema de propulsão do novo Astra elétrico consiste em um motor elétrico de 115 kW (156 cavalos) de potência e 26,5 kgfm de torque máximo alimentado por uma bateria com 54 kWh de capacidade (51 kWh líquidos). Pelos números de potência e capacidade informados, trata-se de um novo trem de força elétrico da Stellantis, que também equipa o Peugeot e-308 e Jeep Avenger. 

Já sua bateria consiste em 17 módulos e um total de 102 células, o que resulta em 6 células por módulo. O Opel Astra elétrico possui três modos de condução: Eco, Normal e Sport. A Opel não divulgou o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h, na mesma forma como aconteceu com o e-308, enquanto a velocidade máxima é de 170 km/h. O carro popular conta com autonomia declarada de 416 km com apenas uma carga.

Conheça a história do Astra

Lançado em 1991, o Astra é indiscutivelmente o carro de maior sucesso na história da marca Opel. No Brasil, o modelo começou a ser vendido em 1994, importado da Bélgica e vendido pela Chevrolet, ainda em sua primeira geração, a “F”. Tanto que recebeu o apelido de “Astra Belga”. Já o Astra G, foi produzido no Brasil entre 1998 e 2011. Uma geração após, o Astra F foi vendido por aqui como Vectra e conviveu com o antecessor.

O Astra F acumulou mais de 4,1 milhões de unidades vendidas, um recorde na história do modelo. Este primeiro Astra possuía uma plataforma e um trem de força derivados do Kadett, mas apesar de seu parentesco óbvio com seu mais velho, introduziu novas tecnologias em termos de segurança passiva.

FONTE CLICK PÉTRÓLEO E GÁS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade