Um Decreto, assinado pelo Prefeito de São Brás do Suaçuí, Elias Ribeiro, flexibilizou diversos setores da economia. Além de estabelecimentos que comercializam serviços essenciais a população (supermercado, drogarias, armazéns, etc) entraram na lista de atividades liberadas ao funcionamento os laboratórios de análises clínicas, consultórios dentários e médicos, dentre outras.
O decreto impõe regras como disponibilização de álcool gel, uso de máscaras e luvas descartáveis pelos profissionais, esterilização de materiais e acesso permitido de um cliente para cada 9 m². Para os bancos, correspondentes bancários, espaços de atendimento ao público como Correios, Copasa, Cemig é obrigatório respeitar o acesso de um cliente para cada 9m², além de exigências de higiene e sanitárias.
Locadoras de veículos, lojas de vestuários, calçados, papelaria, seguradoras, loja de móveis, imobiliárias, floras, artesanato, etc também reiniciaram suas atividades depois de 1 mês fechados em função do isolamento social, respeitando diversas regras e medidas para evitar aglomeração.
Também foram flexibilizadas as atividades como barbearia, salão de beleza, manicures, pedicures, desde que seja respeitada a entrada de um cliente por vez e uso luvas, jalecos, máscaras e álcool gel. Regras idênticas servem para os escritórios de advocacia, contabilidades, despachantes, de entre outras.
Sem abrir
Hoteis, dormitórios, pousadas, auto escolas, bares, restaurantes, academias de ginástica permanecem fechados. As repartições públicas funcionarão de 7:00 às 16:00 horas.
Em todos os comércio é obrigatório o uso de máscaras e afixação de cartazes informativos sobre o número de pessoas máximo de clientes.
Diversas atividades estão suspensas enquanto perdurar o Decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública como feiras, eventos, cultos, celebrações religiosas,utilização de academia ao ar livre. Os velórios podem durar apenas 4 horas.
Boletim
Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, aponta que são 12 casos suspeitos de covids-19, um paciente internado e 2 casos já confirmados e 2 descartados.