24 de abril de 2024 13:28

Superintendente de Saúde não descarta possibilidade de intervenção e anuncia força tarefa no asilo de Piranga

Em entrevista exclusiva ao site CORREIO DE MINAS, Hérica Vieira Santos, Superintendente Regional de Saúde Barbacena (SRS), que reúne 51 municípios, analisou a situação epidemiológica na região, em especial em Piranga com o surto no Lar dos Idosos, São José, que conta com 73

Herica Vieira Santos, enfermeira, Especialista em Política e Gestão da Saúde-EPGS da Secretaria de estado da saúde, atualmente superintendente regional (desde julho de 2019) / DIVULGAÇÃO

assistidos. Ela não descartou uma intervenção na instituição, caso gravidade de contágio amplie no asilo.
Hoje (3), no programa na Rádio Difusa de Piranga, ela adiantou que diversas medidas sanitárias estão sendo adotadas em conjunto com a direção, SRS e a secretaria de saúde e de desenvolvimento social em uma força tarefa para conter o vírus.

Uma relocação de funcionários da saúde está sendo realizada para ampliando o número de profissionais no local. A prefeitura irá contratar diversos profissionais para atendimento exclusivo aos idosos.
Hoje (3) o local passou por uma desinfecção total. Após a testagem dos idosos, eles serão isolados e outros poderão ser remanejados para um outro local mais seguro ou até mesmo, dependendo da situação, retornarem provisoriamente ao seio de suas famílias.

Todas as medidas sanitárias estão sendo adotadas parar a segurança dos funcionários. A reabertura do comércio ainda não foi definida, dependendo das orientações da SRS após os resultados das testagens dos asilados.

Leia a seguir:
– CM– O Asilo de Piranga é uma preocupação regional?
Hérica- Toda instituição de longa permanência de idosos é motivo de atenção, considerando agrupar população em faixa etária fortemente afetada pelo COVID-19. Estas instituições, publicas e privadas, devem seguir a NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 05/2020 :ORIENTAÇÕES PARA A PREVENÇÃO E O CONTROLE DE INFECÇÕES PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2) EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS (ILPI).(atualizada em 27/05/2020)

CM- Quais medidas a SRS está tomando/sugerindo para bloquear o surto no local?

Por diversas vezes por vídeo conferência discutiram a situação e solução para o asilo

Hérica– A Superintendência Regional de Saúde tem como uma das suas atribuições promover e fortalecer ações de vigilância e atenção à saúde, no âmbito regional, articulandose com os Municípios, órgãos e instituições com as quais apresentem interfaces em saúde.

Nesse sentido estamos em contato diario com o municipio de Piranga orientando sobre: Adequação no tamanho da equipe que atua na instituição; Reforço nas ações de proteção dos moradores e trabalhadores da instituição contra o contágio; Reforço na atenção à saúde dos moradores da instituição.

CM- Haveria possibilidade de intervenção ou está hipótese está descartada?
Hérica– Há possibilidade.

CM- Qual cidade hoje na macro que mais chama atenção pela realidade epidemiológica?
Barbacena.

Lar dos Idosos São José em Piranga / REPRODUÇÃO

Hérica -Na macro você acredita que a curva está sendo achatada ou ainda prevê um pico da doença?
Os estudos sobre curva de casos são realizados tendo como unidade o estado e não tem apresentado muitas alterações nas últimas semanas, com a probabilidade de pico da doença para o final de julho/2020.

CM-Considerações finais.

Hérica – Considerando que ainda não há vacina contra a COVID-19 é necessário que adotemos as medidas de proteção como uso de máscaras, lavagem frequente das mãos e isolamento social visando diminuir a transmissão da doença.
Atentar tambem para manter o distaciamento social ao se aproximar de outras pessoas, quando for necessário sair de casa.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade