29 de março de 2024 03:52

Em noite de gala, escritor lança livro das origens e formação cultural de Entre Rios de Minas

Em uma noite carregada de simbolismo e cultura, o escritor Elson de Oliveira Resende lançou, no Villa Lobo, a sua segunda obra, intitulada “De Bromado a Entre Rios de Minas…sua arte…sua história”, obra sintetiza os quase 308 da cidade a serem completados no dia 20 de dezembro.

A abertura do evento contou com a participação do cantor e compositor, Tuca Boelsuns, tocando “Abaesaba” que remete aos primórdios da formação de Entre Rios de Minas.

Em seu discurso, o Prefeito José Walter classificou como memorável a abra do escritor, destacando que a cultura promove a saúde, a educação estimula o sentimento de pertencimento de um povo.

O Presidente do Sicoob Credicampo, Saulo Mascarenhas, evidenciou o “momento significativo” para cultura de Entre Rios, enaltecendo o trabalho hercúleo do escritor Elson de Oliveira Resende.

A Presidente do Conselho Municipal Desenvolvimento Cultural (CODEC), Lara Mendonça, enalteceu a parceria entre a iniciativa privada e o poder pública capaz de aflorar ações culturais. “Patrimônio cultural não significa passado”, pontuou.

O editor Luiz Cruz destacou o zelo e empenho do escritor em suas pesquisas de mais de 20 anos. “Quando ele me procurou trouxe um pen drive com mais de 860 páginas quando iniciamos a organização de todos os escritos. Mas esta iniciativa entre a prefeitura, Sicoob e o CODEC é pioneira no Campos da Vertentes. E que sirva de modelo para outras cidades”. Luiz elogiou o apoio familiar que ancorou o processo de elaboração e finalização da obra que é um marco na história local.

Em discurso, Elson agradeceu os parceiros e declamou uma poesia do Arcebispo entrerriano, Dom Oscar de Oliveira. “Ele o médico Aristides Neves foram dois baluartes da cultura e preservação da memória de Entre Rios de Minas. São os pioneiros”, sintetizou.

Emocionada, a filha do escritor, Alessandra Resende, fez um breve relato traduzindo que a obra é “uma benção divina” e o esforço de seu pai para que a obra, seu grande sonho, se transformasse em realidade.

Homenagens diversas aos parceiros encerraram o evento e em seguida foi ocorreu uma confraternização.

O livro

O livro tem mais de 360 páginas e levou 20 anos para a sua conclusão após extensa e minuciosa pesquisa do enterriano. A obra foi custeada por recursos do Fundo Municipal de Cultura (FUMPAC) e apoio do Sicoob Credicampo.

Este é o segundo livro de Elson de Oliveira Resende. O primeiro foi “Memorial Hospital Cassiano Campolina”, lançado em 2000, e que retrata a história e saga da construção do nosocômio em 1910, obra construída com herança do mecenas fazendeiro Cassiano Antônio Campolina.

Tida como a Mesopotâmia de Minas, em alusão a um dos berços da civilização ocidental (500a.C.), hoje o Iraque, banhada pelos Rios Tigres e Eufrates, Entre Rios de Minas tem origem de seu nome ligada a Camapuã e Brumado que circundam o território entrerriano.

A organização e apresentação do evento foi da servidora pública da secretaria de cultura, Elaine Cunha.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade