29 de março de 2024 06:39

14º salário do INSS já tem data para ser depositado em 2021?

Aposentados e pensionistas do INSS seguem no aguardo de novas informações sobre possível liberação do 14º salário

14º salário dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue sendo uma esperança para milhões de brasileiros neste fim de ano. Entretanto, algumas informações que circulam sobre os desdobramento do projeto podem frustrar os beneficiários.

O que ocorre é que muitos ainda não sabem como está o andamento da proposta no Congresso Nacional e, quando vão pesquisar sobre o assunto, acabam encontrando afirmações contradizeres. Se você é um dos segurados que está à espera da liberação do 14º salário do INSS, entenda de vez como está a situação do projeto e quais suas chances de aprovação ainda em 2021.

14º salário do INSS

O Projeto de Lei (PL) 4.367/20, de autoria do deputado Pompeo de Mattos, foi apresentado na Câmara com a previsão de pagamento de um salário extra nos anos de 2020 e 2021. O objetivo é atender os beneficiários do INSS, grupo que não foi alvo de políticas do governo durante a pandemia de Covid-19.

Ao ser aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), o texto foi incorporado a um substitutivo, que amplia o prazo de liberação do 14º salário até o ano de 2023.

Para que seja aprovada, a proposta precisa receber o aval de outras Comissões da Câmara, e também do Senado Federal. Por fim, o presidente Jair Bolsonaro tem que sancionar a lei que autoriza os pagamentos.

Pagamento sai em 2021?

Considerando a proximidade do fim de ano, a proposta não deve ser aprovada pelo governo federal ainda em 2021. Além da demora na tramitação, a medida ainda custaria cerca de R$ 50 bilhões, montante do qual a União não dispõe no momento.

Por isso, é importante que os aposentados e pensionistas do INSS tenham em mente que as chances de liberação do dinheiro neste ano são bastante pequenas, senão inexistente.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade