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Relicitação da BR 040 começa no trecho BH-Rio e nova empresa assume em 2023

Técnicos da ANTT apresentaram em audiência pública detalhes do plano para nova concessão da rodovia. BR que vai do Rio até Brasília será dividida em duas concessões: Rio-BH e BH-Brasília

O trecho entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro será o primeiro a ser novamente licitado da BR-040. O projeto prevê que a estrada terá seis pedágios, sendo quatro deles em território mineiro e dois em território fluminense. 

Em audiência pública realizada na segunda-feira (13), na capital mineira, os técnicos da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) apresentaram os detalhes da concessão e ouviram sugestões e críticas sobre o processo.

Lideranças mineiras cobraram prioridade para obras no Estado e reclamaram da falta de duplicação em trechos perigosos da via. Uma nova audiência está marcada para amanhã, às 14 horas, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. 

“Quero agradecer à ANTT que nos atendeu sobre evitar uma praça de pedágio que ia promover a segregação entre BH e Nova Lima, prejudicando os moradores da região. Mas, quero fazer considerações, uma vez que nós mineiros sofremos com a licitação anterior, que iniciou as obras pelo Estado de Goiás. Em Minas, obras importantes foram preteridas”, reclamou o deputado Fred Costa (Patriota). 

Segundo o deputado, a falta de duplicação no trecho até Conselheiro Lafaiete é uma dívida que foi deixada com a região e a nova concessão precisa indicar se vai tratar o trecho como prioridade.

“Agora estão priorizando intervenções no Rio de Janeiro. O trecho de BH até Conselheiro Lafaiete é comprovadamente o trecho que apresenta maior periculosidade. É fundamental haver um cronograma de início das obras e o detalhamento delas”, cobrou Costa. O representante da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), órgão do governo federal, Rafael Benini, afirmou que a duplicação do trecho enfrentou problemas com o licenciamento ambiental e por isso não foi feita pela última concessionária. 

O deputado Lafayette Andrada (Republicanos) também fez ressalvas ao projeto e reclamou de um pedágio instalado próximo à Barbacena.

“Defendi a remoção da praça de pedágio de Correia de Almeida (distrito da cidade). Os moradores de Barbacena não podem ser obrigados a pagarem pedágio para se deslocarem dentro do próprio município, sobretudo, aqueles que residem nas localidades rurais à margem da BR-040 e que estão divididos pelo pedágio”, reclamou o parlamentar. 

De acordo com a ANTT estão previstos investimentos de R$ 12 bilhões para a concessão dos 482 quilômetros entre BH e a capital fluminense.

O prazo da concessão será de 30 anos. Por estratégia do Ministério da Infraestrutura, a rodovia 040 foi dividida em duas partes para ser novamente licitada: a primeira entre BH e Rio e a outra de BH até Brasília. Segundo o órgão, este segundo trecho ainda não tem previsão para ser licitado. 

As audiências públicas para discutir as regras da concessão terminam no dia 10 de janeiro de 2022. A partir daí os técnicos do Ministério fazem ajustes no projeto e enviam para análise do Tribunal de Contas da União (TCU).

A previsão é que o tribunal aprove o plano até julho do próximo ano e que o edital seja publicado em agosto, com leilão sendo realizado em novembro. Caso todas as etapas não sofram com atrasos – como é recorrente nos processos de concessão envolvendo estradas mineiras – a empresa vencedora assumirá a BR-040 (MG-RJ) em janeiro de 2023. 

Cronograma de obras

O plano de concessão prevê ainda que no primeiro ano sejam feitas a recomposição da sinalização horizontal e vertical na pista e a eliminação de problemas estruturais e emergenciais, como buracos e trincos no asfalto.

Entre o segundo e quinto ano da concessão, estão previstas intervenções mais profundas, com recuperação do pavimento e alargamento de viadutos.

As obras de duplicação e ampliação das pistas acontecem entre o terceiro e sétimo ano da concessão. Segundo a ANTT, as melhorias nas proximidades da capital mineira estão estimadas em R$ 1,5 bilhão. 

Primeira licitação 

Ao ser assinado em março de 2014, a previsão era que a concessionária administrasse a rodovia por 30 anos, ou seja, até 2044, com investimentos em obras e melhorias na via de R$ 7,9 bilhões.

No entanto, com a deterioração do cenário econômico, redução do tráfego e problemas com financiamentos bancários e licenciamentos ambientais, a partir de 2016 o negócio se tornou negativo para a Invepar, que oficializou a intenção de devolver a rodovia ao poder público em setembro de 2017. 

FONTE O TEMPO

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