28 de março de 2024 14:21

Eleição e CPI: Câmara vive a semana mais tensa em cidade da região

A semana será agitada e tensa nos bastidores políticos da Câmara. Isso porque hoje (14) ocorre a eleição para a presidência da Casa e dois vereadores disputam o cargo.

A base do governo Mário Marcus (DEM) tenta emplacar o nome de Oswaldo Barbosa (PV). Já a oposição, que cresceu no Legislativo e ao longo do ano e tirou o sono do prefeito, vem para a disputa com o radialista, Vado Silva (DC). Nos corredores, os dois pretendentes esboçam otimismo e apostam na vitória.

Leitura da CPI

Ainda nesta quinta-feira (16), ocorre a tão aguardada leitura final do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI da Covid-19, que promete balançar a Casa Legislativa e agitar a política em Lafaiete.
A leitura é cercada de suspense e tensão em torno do resultado da apuração que há dura mais de 6 meses. Alguns membros que o relatório será contundente.
A CPI foi criada para investigar irregularidades no Hospital de Campanha, cuja operação foi encerrada em setembro, e supostas denúncias de fura-filas na vacinação do covid-19.

Já no relatório parcial, lido em Julho, a CPI denunciou o uso medicamento de baixa qualidade para intubação, falta de equipamentos e desperdício de dinheiro público no Hospital de Campanha.
O conteúdo foi enviado ao Ministério Público Federal, Polícia Federal, Tribunal de Contas do Estado e da União. Durante a CPI o clima foi tenso entre os dois poderes quando a Prefeitura questionou o sigilo dos depoimentos na Justiça. A Câmara alegava preservação dos depoentes, mas o caso ainda não foi pacificado.

Outros episódios marcaram a CPI, quando após a leitura do relatório parcial ocorreram demissões e os vereadores interpretaram como “caça ás bruxas” e perseguição aos funcionários que prestaram depoimentos.
A Polícia Civil também investiga o caso do misterioso do sumiço de informações de um computador no Hospital de Campanha, ocorrido logo após a leitura do relatório parcial da CPI.
A semana promete!

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade