24 de abril de 2024 13:02

14º salário do INSS será pago apenas em 2022; Conheça as datas

Após atraso nas tratativas que firmam o projeto, benefício só deve sair a partir do ano que vem. Veja o calendário proposto em comissão

Com a chegada do final do ano, muitos aposentados e pensionistas aguardam com expectativa a liberação do 14º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Porém, após atraso nas tratativas que firmam o projeto, o benefício só deve sair a partir do ano que vem.

O Projeto de Lei 4367, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), começou a ser debatido no primeiro ano de pandemia, em 2020. Mas o texto só ganhou força de verdade este ano, quando começou a ser aprovado pelas Comissões da Câmara dos Deputados.

Um dos impasses para a liberação do programa tem a ver com a fonte de recursos, pois, a princípio, a medida não estava em acordo com a legislação fiscal. No entanto, após passar pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT), foram estabelecidos os principais pontos para a liberação dos recursos que serão usados nos depósitos do 14º salário do INSS.

A CFT estabeleceu três pilares importantes para o pagamento do benefício, a saber:

  • Aumento nas alíquotas de CSLL dos setores financeiros;
  • Revogação de determinadas isenções fiscais;
  • Redirecionamento de dividendos para custear a medida.

Qual o valor e quando serão os pagamentos do 14º salário do INSS?

Em sua recente tramitação, também ficou definido o valor do 14º do INSS. A quantia será de até dois salários mínimos, não havendo possibilidade de excedentes. Quem recebe o piso nacional pelo INSS, terá igual valor pelo abono extra. Já quem recebe o teto da Previdência (valor máximo), irá receber a quantia máxima de até dois salários.

Já em relação às datas dos pagamentos, a proposta estabeleceu os repasses da seguinte forma:

  • O depósito do 14º de 2022 terá início em março com um orçamento de R$ 39,26 bilhões;
  • O depósito do 14º de 2023 terá início em março com um orçamento de R$ 42,15 bilhões.

Com base nessa nova proposta de datas,  previsão é de que o Congresso consiga aprovar o 14º salário ainda no início de 2022 para que os segurados do INSS comecem a receber a partir de março.

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade