19 de abril de 2024 14:00

Auxílio Brasil: Fez o cadastro em dezembro? Veja como receber

Pessoas que fizeram o cadastro do Cadúnico no final do ano passado querem saber se poderão entrar no Auxílio Brasil

O Governo Federal anunciou que vai inserir mais 2,7 milhões de pessoas no Auxílio Brasil ainda neste mês de janeiro. Com a informação, muita gente está se perguntando se vai estar dentro desse grupo de novos usuários ou não. Quem fez o cadastro no Cadúnico no final do ano passado, por exemplo, quer saber o que vai acontecer.

Acontece que nos últimos dias vem circulando uma informação de que o Governo Federal vai dar preferência na seleção para as pessoas que já fazem parte da fila de espera há mais tempo. Isso não deixa de ser verdade. De acordo com documentos oficiais, esses brasileiros realmente terão um peso maior no momento da escolha.

Mas isso não significa que as pessoas que fizeram o cadastro no Cadúnico no final do ano passado não poderão entrar agora em janeiro. Elas apenas terão um pouco menos de chances. De qualquer forma, o Ministério da Cidadania, que é a pasta que responde pelo benefício, vem garantindo que conseguiu zerar essa fila.

Se a promessa for verdadeira, então significa dizer que todo mundo que está no Cadúnico e que atende as regras de entrada no Auxílio Brasil vai começar a receber o dinheiro do programa neste mês de janeiro. Incluindo aí aqueles que só entraram no Cadúnico no final do ano passado. Pelo menos é o que se sabe.

De acordo com relatos de usuários nas redes sociais, algumas pessoas que entraram no Cadúnico entre os meses de novembro e dezembro estão recebendo nas últimas horas informações de que eles poderão receber o benefício. Então esse pode ser um indício de que esse público será incluído.

Veto do presidente

Por outro lado, é importante lembrar que o presidente Jair Bolsonaro vetou o dispositivo do Auxílio Brasil que impedia a formação de filas de entrada no programa. Essa era a parte do texto que dizia que o poder executivo tinha a obrigação de inserir todo mundo.

Com esse veto, o que se sabe é que o Governo muito provavelmente vai poder deixar alguém para trás. Mesmo que eles tenham o orçamento sobrando para isso, eles não têm mais a obrigação de atender todo mundo.

E mesmo que o Ministério da Cidadania afirme que conseguiu zerar a fila, isso não quer dizer que ela não possa seguir sendo formada nas próximas semanas. Então é importante prestar atenção nisso.

Cadúnico não garante nada

Isso é mais uma prova de que o simples ato de entrar no Cadúnico não garante a vaga direta no Auxílio Brasil. Mesmo que o cidadão esteja na lista e atenda todos os critérios de seleção, ele vai poder ficar de fora.

Auxílio Brasil em janeiro

De acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 18 milhões de pessoas poderão receber o Auxílio Brasil neste mês de janeiro. Esse número já considera esse aumento de 2,7 milhões de usuários no programa.

O calendário oficial, aliás, já foi divulgado. Pelo que se sabe até aqui, o primeiro pagamento do ano vai acontecer no próximo dia 18 de janeiro. Nesta data, os usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1 poderão pegar a quantia.

FONTE NOTICIAS COCNURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade