28 de março de 2024 14:18

INSS: quem nunca contribuiu pode conseguir se aposentar?

Será que é possível aposentar sem nunca ter contribuído com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Veja as condições.

A aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só é permitida para quem contribuiu. Mas, apesar disso, conseguir um benefício do INSS é possível em algumas situações que você confere a seguir.

A tentativa para quem nunca fez nenhuma contribuição é conseguir o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Esse tipo de aposentadoria vale para quem tem mais de 65 anos.

Como aposentar pelo INSS

Já que a aposentadoria só é possível para aqueles que tiveram vínculo com o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ou seja, que fizeram contribuições, a saída para quem nunca contribuiu é o BPC.

Pode pedir esse benefício quem tem mais de 65 anos e renda familiar por pessoa de até um quarto do salário mínimo. Outra exigência é estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), que é o banco de dados do governo federal.

Vale lembrar que o BPC é um benefício gerido pelo Ministério da Cidadania. Outra possibilidade de conseguir o BPC é quando a pessoa tem alguma deficiência comprovada por laudo médico.

O pedido pelo BPC pode ser feito pela internet, por meio do aplicativo Meu INSS. É só ir em “Novo pedido” e preencher com o CPF. Mas, atenção. O BPC é diferente da aposentadoria em vários sentidos. Por exemplo, não paga o 13º salário e nem deixa direito à pensão por morte.

Além do aplicativo Meu INSS, qualquer dúvida sobre o BPC pode ser esclarecida por meio do telefone 135. É importante reforçar que o BPC não é uma aposentadoria. Mas é a garantia de um salário mínimo por mês para idosos e pessoas com deficiência.

Com isso, se você for aprovado para receber o benefício, a lista com os nomes dos beneficiários, assim como os pagamentos mensais, está disponível para consulta por meio do Portal da Transparência, na aba “Benefícios ao Cidadão”.

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade