24 de abril de 2024 20:47

Aposentados e pensionistas do INSS receberão benefício extra em março?

Projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados propõe a criação de um pagamento adicional para segurados do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode pagar um novo benefício para aposentados e pensionistas. Tudo depende da aprovação do projeto de lei que cria o 14º salário, apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos na Câmara dos Deputados.

O abono extra para segurados do INSS foi pensando para ser concedido em 2020 e 2021, durante o auge da pandemia de Covid-19 no país. Com o atraso no andamento da proposta, a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara prorrogou a data dos eventuais pagamentos.

Se for aprovado, o 14º salário sairá nos meses de março de 2022 e 2023, com custo de R$ 39,26 bilhões e R$ 42,15 bilhões aos cofres públicos, respectivamente.

Quem tem direito?

Segundo o projeto, o valor do abono será de até dois salários mínimos por pessoa. Ainda de acordo com as regras, terão direito aos repasses os segurados dos seguintes benefícios previdenciários:

  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão.

O que falta para a liberação do 14º salário?

O texto tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados, mais precisamente na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O próximo passo é ser aprovado no Senado Federal.

Se passar sem nenhuma emenda pelas duas Casas, a proposta segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro. Ou seja, o caminho para liberação do 14º salário é longo, mas o tempo até março é curto.

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade