Saiba como é possível conseguir se aposentar recebendo o teto máximo do INSS
A maioria dos brasileiros que trabalham e contribuem para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em algum momento já se questionaram ou ainda vão se questionar sobre como conseguir se aposentar recebendo o teto máximo pago pelo Instituto.
Em caso de dúvidas, o teto máximo do INSS diz respeito ao valor máximo que a Previdência Social paga em um de seus benefícios, teto este que em 2022 é de R$ 7.087.
Como me aposentar com o teto máximo do INSS?
Inicialmente, é extremamente importante esclarecer que o valor da aposentadoria dos trabalhadores é calculado com base no valor que o mesmo contribuiu durante toda sua vida profissional.
Sendo assim, para que o segurado consiga se aposentar com o teto máximo do INSS é necessário que anualmente, as contribuições feitas pelo trabalhador seja com base no valor máximo permitido do INSS, valor este que em 2022 é de R$ 7.087,22.
Já o segundo ponto a se destacar é que desde que a Reforma da Previdência entrou em vigor em 2019, a forma de cálculo dos benefícios previdenciários foi alterada.
Isso porque o cálculo para a concessão da aposentadoria utiliza como base a média de todas as contribuições realizadas pelo segurado desde 1994, ou seja, a regra dificulta o recebimento da aposentadoria com no valor do teto máximo do INSS.
Além disso, dessa média de todas as contribuições, o segurado deve receber 60% desse valor, acrescido de 2% para cada ano de contribuição, acima de 20 anos no caso dos homens e de 15 anos para as mulheres.
Conforme regras da Reforma da Previdência para que as mulheres possam receber 100% da média de todas as suas contribuições será necessário contribuir por aproximadamente 35 anos, já para os homens será necessário contribuir por 40 anos.
FONTE JORNAL CONTÁBIL