2 de maio de 2024 01:01

Audiência pública discute projeto de terminal de cargas em Entre Rios

A minerador2° Reunião de Alinhamento sobre o Projeto do Terminal Ferroviário de Entre Rios de Minas (Porto Seco), que será realizada no dia 17 de novembro de 2022, às 19h. na sede da Câmara Municipal de Entre Rios de Minas, localizada na Av. Dr. José Gonçalves da Cunha, nº 40 – Centro / Entre Rios de Minas. A reunião será conduzida pelo Gerente de Meio Ambiente – Yash Maciel e pelo Gerente de Operações – André Reis.
Estaremos à disposição para tirar as dúvidas da comunidade referente ao projeto. Sua participação é muito importante!

Primeira audiência

Na noite do dia 25 de julho, representantes da mineradora JMN, vereadores, movimentos sociais, ambientais e a prefeitura de Entre Rios de Minas participaram da primeira reunião para discutir os aspectos positivos e negativos da implantação do terminal de cargas. A previsão de operação é no segundo semestre de 2023.
O projeto prevê a construção de uma via de acesso pela MG383 até a ferrovia da MRS de onde será embarcada a produção vinda da mina situada em Desterro de Entre Rios e de outras mineradoras.
Pela primeira vez a comunidade conheceu detalhes da obra e seus impactos. Representantes da empresa salientaram que o projeto foi classificado de pequeno porte e ressaltaram que a localização, após estudos de outros possíveis alternativas locacionais, é de menor impacto ambiental e social, inclusive ventilaram a construção de uma ferrovia ligando a mina até a MRS, possiblidade descartada.
Pelos estudos da JMN, haverá uma redução em mais de 21% no fluxo de caminhões e de veículos e queda de mais de 70 km nos trajetos da mina até os fornecedores.

Sociedade

Por outro lado, movimentos e ONG’s questionaram o projeto e cobraram maior transparência nas informações fornecidas à comunidade e aproximação da empresa com a sociedade.

Alguns representantes da sociedade civil e moradores debateram que a baixa geração de empregos do empreendimento e pedido investimentos em qualificação profissional.
Outro questionamento foi sobre investimento na malha rodoviária na MG 270 entre Desterro a Entre Rios com o piso sucateado pelo volume de caminhões. Ao todo serão gerados 85 empregos diretos e 200 na implantação.

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