O Conselho Nacional de Previdência Social tomou uma decisão que irá beneficiar os segurados do INSS. Confira!
No último dia 10 de maio, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) publicou uma resolução no Diário Oficial da União (DOU), recomendando que obriga as instituições financeiras a informarem por meio do Meu INSS, plataforma do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as taxas de juros e demais informações sobre o empréstimo consignado contratado pelo beneficiário.
A recomendação foi assinada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), e altera a Instrução Normativa PRES/INSS de 10 de novembro de 2022. Assim, o objetivo é que as instituições financeiras disponibilizem as informações ao INSS e ao Dataprev acerca de cada operação realizada pelo segurados, como taxa de juros mensal e anual e Custo Efetivo Total (CET).
Taxa de juros do empréstimo consignado do INSS
Após grande polêmica em relação à taxa de juros do consignado do INSS, que havia sido reduzida de 2,14% para 1,70%, foi decidido que ela seria fixada em 1,97% para essa linha, o que fez com que os bancos voltassem a disponibilizar esse tipo de empréstimo.
Anteriormente, diversas instituições financeiras, inclusive a Caixa Econômica Federal, deixassem de oferecer o crédito, o CNPS, que é vinculado ao Ministério da Previdência Social, por conta da sua baixa taxa de juros.
Anuncios
Como desbloquear o consignado do INSS
O INSS disponibiliza por meio do seu aplicativo uma funcionalidade que permite que os aposentados e pensionistas bloqueiem ou desbloqueiem seus benefícios para a contratação de empréstimos consignados.
Para realizar o procedimento, não é necessário ir até uma agência previdenciária, já que pode ser feito pela internet. Confira os passos:
Anuncios
- Entrd no Meu INSS, pelo site ou pelo aplicativo (disponível para Android e iOS);
- Clique em “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
- Na lista, marque o nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
De acordo com o INSS, o tempo médio para resposta é por volta de 30 dias.
FONTE SEU CREDITO DIGITAL