28 de abril de 2024 02:11

Cuidado, motorista: radares sofrerão atualização para deixar a fiscalização ainda mais rigorosa

Radares eletrônicos passarão por atualizações para fiscalizar motoristas infratores de maneira mais eficiente e precisa.

Existem muitos motoristas que diminuem a velocidade quando entram em áreas com radares, mas voltam a acelerar assim que se afastam. Porém, essa prática pode estar prestes a acabar.

Segundo informações divulgadas pelos órgãos competentes, os radares de velocidade agora poderão verificar os carros antes e depois de passarem por eles.

Portanto, não adianta mais dirigir mais devagar perto dos equipamentos apenas para evitar penalidades. Ficou curioso e quer saber como isso vai funcionar? Nós vamos explicar.

Essa modificação já está sendo discutida há algum tempo, afinal, o aumento no número de acidentes nas ruas e estradas demonstra que existe um grande número de motoristas burlando os sistemas.

Assim sendo, as mudanças propostas visam aumentar a eficácia da fiscalização e impedir que mais mortes por imprudência e excesso de velocidade ocorram com tanta frequência.

Como essas novas adaptações irão funcionar?

A tecnologia está constantemente evoluindo para se adequar aos novos tempos e necessidades do ser humano, então, com os radares não poderia ser diferente.

Por isso, as atualizações permitirão que essas máquinas se tornem mais inteligentes e fiscalizem os “apressadinhos” com mais precisão, tornando as ruas, vias e estradas muito mais seguras.

Falando de forma mais sucinta, de agora em diante, os novos modelos poderão medir a velocidade dos automóveis não apenas nos locais onde estão posicionados, mas também durante todo o trajeto feito pelos condutores.

Os aparelhos usarão um sistema baseado no efeito Doppler, uma tecnologia que permite monitorar um elemento de massa por até 50 metros antes e depois.

Por isso, mesmo que haja uma desaceleração prévia, ela será percebida e computada. Não é preciso dizer que a notícia não agradou em nada uma parcela do público, especialmente quem costuma cometer infrações e sair impune.

Mas, engana-se quem pensa que é apenas isso, pois agora os radares também poderão registrar infrações como mudanças de faixa proibidas, paradas na faixa de pedestres, entre outras.

O departamento de trânsito espera que as novas aquisições possam ser eficientes em fazer com que os condutores respeitem realmente os limites de velocidade, mesmo que forçosamente.

FOPNTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade