28 de abril de 2024 13:52

Audiência Pública discute autismo em Lafaiete e cobra centros especializados

Nesta segunda-feira 26/06/2023 às 18:30 horas, atendendo a um requerimento de autoria do Vereador Pedro Américo, foi realizada na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, uma Audiência Pública “Autismo: perspectivas e desafios do município de Conselheiro Lafaiete na inclusão e acessibilidade aos serviços públicos”.
Vereador Pedrinho destacou a presença de um grande público, “o que demonstra o envolvimento e preocupação da comunidade com a melhora da inclusão e qualidade dos serviços públicos”. Estiveram presentes as entidades de apoio aos autistas e pessoas com deficiência, Associação de Familiares e Autistas Unidos pelo Autismo – AFAUPA, Associação de Mães Unidas pela luta da Deficiência –AMUPD-CL, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, representantes do Poder Executivo, da Defensoria Pública, Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, entidades públicas e privadas, dentre elas Superintendência Regional de Ensino e a Ordem dos Advogados doBrasil – OAB.
Entre os convidados contamos também com a presença do Deputado Estadual Cristiano Silveira, autor do Projeto de Lei Estadual que propõe a criação de centros especializados para atendimento multidisciplinar de autistas em Minas Gerais, o qual muito nos admirou com sua fala técnica e apropriada.
Presentes também os vereadores Vado Silva, Giuseppe Laporte, Fernando Bandeira e Professor Oswaldo Barbosa.
Dentre as propostas que foram pleiteadas e serão aprofundadas na sequência dos trabalhos, destacamos:

  • Diagnóstico municipal sobre a pessoa com deficiência;
    *Acessibilidade;
  • Capacitação de profissionais e setores;
  • Profissionais em número e qualificação necessárias para o diagnóstico precoce e manutenção do tratamento;
  • Continuidade do atendimento integral e capacitação para o mercado de trabalho e atividades sociais para adolescentes e adultos autistas;
    *Melhorias no Centro de Convivência do Adulto Especial;
    *Ampliação dos atendimentos da APAE e nova sede;
  • Devido atendimento e acolhimento para as mães e cuidadores;
  • Atendimento eficiente dos setores da Assistência social para concessão do BPC;
  • Adequação da legislação existente e elaboração de resoluções pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e
  • Elaboração de leis de incentivo fiscal municipal.

Importante dizer que a audiência foi a primeira ação conjunta e que daremos sequência às discussões para que as melhorias sejam efetivas e constantes.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade