27 de abril de 2024 07:42

Prefeitura de Lafaiete passa por grande transformação digital: inovações que facilitam a vida dos cidadãos

Hoje, dia 05 de outubro, no gabinete do Prefeito, aconteceu uma reunião com secretários municipais, assessores e técnicos de informática da prefeitura sobre a implantação do sistema de georreferenciamento, que se encontra em fase bem adiantada no município.
Em breve será uma realidade a interligação dos sistemas de cadastros e serviços de todas as secretarias em um único banco de dados com as informações necessárias para aferição da qualidade dos serviços e criação de políticas públicas que atendam aos anseios da comunidade.
Os recursos para aquisição deste moderno sistema foram oriundos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Copasa e o Ministério Público, graças à intervenção do Promotor de Justiça, Dr. Glauco Peregrino.

Hoje o município conta com um Sistemas de Informações Georreferenciadas (S.I.G) e Cadastro Territorial Multifinalitário (C.T.M.) para modernização dos controles: Fiscal, Territorial e Tributário do Município de Conselheiro Lafaiete. Esse sistema está sendo fundamental na elaboração do Plano de Diretor, Lei de Uso e Ocupação do Solo, Plano de Mobilidade Urbana, Plano de Habitação de Interesse Social, Planta de Valores Imobiliários, Estudo de Bacias de Macro e Micro Drenagem do Município.

O processo de aprovação de construções e loteamentos e demais serviços ligados ao setor de construção civil já são totalmente informatizados, permitindo uma diminuição do tempo de análise e redução de custos de deslocamentos, fomentando projetos geradores de trabalho e renda.
O protocolo digital permite que qualquer cidadão possa formalizar seus pedidos ao município de forma remota, podendo realizar o acompanhamento de todos os processos em ambiente digital com dispensa de deslocamento aos prédios da Prefeitura e trâmite em papéis.
A Secretaria de Saúde está em fase de informatização total, permitindo o planejamento, controle e acompanhamento de todos os serviços de saúde, dessa forma tanto a gestão conseguirá dimensionar as demandas, como a população poderá acompanhar o andamento de seus pedidos.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade