Confira se você está entre os beneficiários que podem receber o 13° salário INSS ainda em 2023. Saiba mais aqui!
Você pode estar entre os aposentados e pensionistas que ainda podem receber o 13° salário INSS em 2023. Confira em seguida mais informação!
Por mais um ano consecutivo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), antecipou os pagamentos do décimo terceiro salário para o primeiro semestre de 2023. Nesse sentido, os depósitos aconteceram entre os meses de maio e junho, mas, em geral, os repasses são feitos entre novembro e dezembro.
Essa antecipação, beneficiou mais de 30 milhões de segurados, os pagamentos aconteceram em suas parcelas, como de costume. Dessa forma, a primeira parcela, corresponde a 50% do valor de benefício, livre de descontos com seu depósito feito com o salário mensal.
Já a segunda parcela, tem seu pagamento feito, um mês após, contendo descontos como, por exemplo, o imposto de renda, parcela de empréstimo consignado e de outros produtos e serviços aplicáveis.
Além disso, o INSS, divide o calendário do 13° salário em dois momentos, seguindo a ordem conforme o número final do benefício dos segurados. Primeiro recebem aqueles com renda até um salário mínimo e, posteriormente, quem ganha entre o mínimo e o teto do órgão. Saiba mais!
Quem tem direito ao 13° salário do INSS?
O INSS faz o pagamento do 13° salário aos segurados que recebem os seguintes benefícios previdenciários em 2023:
- Aposentadorias;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão;
- Salário-maternidade.
Por isso, precisamos esclarecer que, os beneficiados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) não possuem direito de receber o abono extra, por se tratar de um benefício assistencial do governo federal, que conta com o Instituto para sua manutenção.
Quem ainda pode receber o 13° salário do INSS em 2023?
Como mencionamos, o 13° salário do INSS, foi antecipado por mais um ano, mas nem todos conseguiram receber, por isso, terão a chance de ser beneficiados ainda neste ano. Desse modo, podem receber uma parcela única em novembro, aqueles que tiveram seus benefícios concedidos após o mês de maio, pois não houve tempo o suficiente para os acrescentar no calendário da antecipação.
Contudo, quem já recebeu o abono entre maio e junho, não tem mais direito de receber, ficando restrito para os novos beneficiários a contar de maio. Devendo a divulgação do calendário oficial acontecer em breve pelo governo federal.
Como consultar o décimo terceiro salário?
Para fazer a consulta do décimo terceiro salário, o beneficiário tem dois meios disponíveis. Pela Central de Atendimento, telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22. Além disso, pelo site/aplicativo Meu INSS nas 24h do dia, por ser um serviço online.
Por fim, continue acompanhando o Jornal JF, para ficar por dentro de todas as informações sobre o pagamento da parcela única do 13° salário do INSS.
FONTE JORNAL JF