Trabalhadores podem ter acesso ao saque de parte do Fundo de Garantia uma vez ao ano através da modalidade. Confira as datas de pagamento.
A Caixa Econômica Federal anunciou recentemente o calendário para o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para o ano de 2024. Essa modalidade permite que os trabalhadores retirem, uma vez por ano, uma parte do saldo de suas contas vinculadas ativas ou inativas. Contudo, o trabalhador precisa aderir a modalidade.
Como fazer o Saque-aniversário do FGTS em 2024?
A adesão ao saque-aniversário é voluntária e pode ser feita através do aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets (sistemas Android e iOS). Também é possível fazer a adesão nas agências da Caixa Econômica Federal.
O trabalhador que deseja receber o dinheiro no mesmo ano em que faz a adesão, deve optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês de seu nascimento. Caso contrário, o saque só será liberado a partir do ano seguindo.
Importante notar que a adesão precisa ser feita apenas uma vez. Os valores são disponibilizados para saque até o último dia útil do segundo mês subsequente ao do aniversário do trabalhador.
Se o dinheiro não for retirado dentro deste prazo, ele retorna para a conta do FGTS do trabalhador.
Calendário do Saque-aniversário 2024
O calendário para o saque-aniversário 2024 já foi divulgado:
- Nascidos em janeiro – saque de 2 de janeiro a 29 de março
- Nascidos em fevereiro – saque de 1º de fevereiro a 30 de abril
- Nascidos em março – saque de 1º de março a 31 de maio
- Nascidos em abril – saque de 1º de abril a 28 de junho
- Nascidos em maio – saque de 2 de maio a 31 de julho
- Nascidos em junho – saque de 3 de junho a 30 de agosto
- Nascidos em julho – saque de 1º de julho a 30 de setembro
- Nascidos em agosto – saque de 1º de agosto a 31 de outubro
- Nascidos em setembro – saque de 2 de setembro a 30 de novembro
- Nascidos em outubro – saque de 1º de outubro a 29 de dezembro
- Nascidos em novembro – saque de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
- Nascidos em dezembro – saque de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025
Como sacar?
De acordo com a Caixa, a melhor forma de resgatar é através do aplicativo FGTS.
Nesse caso, o valor pode ser transferido para qualquer conta que esteja no nome do trabalhador, independentemente do banco, sem custo algum.
O saque pode ser feito em casas lotéricas ou nos terminais de autoatendimento para quem tem senha do Cartão Cidadão. Quem tem Cartão Cidadão e senha também pode sacar o dinheiro nos correspondentes Caixa Aqui. Basta apresentar um documento de identificação.
Atenção as restrições
Ao escolher pelo saque-aniversário, o trabalhador perde o direito de sacar o saldo total depositado na sua conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Porém, continuará tendo direito à multa rescisória de 40% paga pelo empregador.
No entanto, as outras condições de saque do FGTS, incluindo para compra de imóvel, aposentadoria e doença grave, não são afetadas pelo saque-aniversário.
FONTE O ANTAGONISTA