Será que voltaremos a ver no Brasil mais viagens de trem transportando passageiros? O atual Governo está com um projeto para buscar concessões para construção e operação de ferrovias exclusivas para o transporte de pessoas.
Segundo o site Poder 360, há vários projetos de trem de passageiros em estudo de viabilidade, mas sete deles estão em estágio avançado. Todos têm algo em comum: são trechos de em média 100 km de extensão que ligam grandes municípios a regiões metropolitanas.
Confira os trechos previstos:
- Fortaleza – Sobral
- Salvador – Feira de Santana
- Brasília – Luziânia
- Duque de Caxias – Niterói
- Londrina – Maringá
- Pelotas – Rio Grande
- São Luís – Itapecuru
O maior trecho dessas sete rotas seria a que liga Fortaleza a Sobral, com mais de 200 km. Atualmente, o Brasil conta com poucas linhas regulares de passageiros, como a Estrada de Ferro Vitória-Minas (que liga Belo Horizonte à capital do Espírito Santo) e a Estrada de Ferro Carajás, de São Luís (MA) a Parauapebas (PA). Há também vários trens de turismo de curta distância, como o passeio entre Curitiba e Morretes.
A Política do Transporte Ferroviário de Passageiros elaborada pelo Ministério do Trabalho foi colocada sob consulta pública em 11 de dezembro e recebeu contribuições até a data de ontem. Um dos objetivos dessa Política é “oferecer alternativa de transporte aos usuários, melhorando a conectividade e acessibilidade no território nacional.” De acordo com matéria do site Poder 360º, o texto final deve ser publicado nos próximos meses.
A regulamentação vai funcionar como um complemento do Marco da Ferrovias e, além das concessões, o Governo estuda outras formas para implementar o transporte de passageiros por trilhos, como usar os investimentos de contratos já existentes de empresas de carga na forma de contrapartida para ter também trens de passageiros – nesse modelo de concessão, as operadoras poderiam explorar comercialmente pontos das estações e controlar a venda de naming rights dos espaços – e também com aportes públicos.
Outros trens de passageiros
Além desse projeto de concessão de ferrovias, há outros em curso para trazer mais linhas de trem para passageiros. No ano passado, o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), aprovou o projeto que permite a construção e operação de trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro, um projeto orçado em mais de R$ 50 bilhões e que seria executado por meio de uma concessão do governo à empresa TAV Brasil.
Outro projeto elaborado pelo Governo de São Paulo que também pode sair do papel, mas só em 2030, é o Trem Intercidades (TIC), que vai ligar Campinas a São Paulo, passando por Jundiaí. O trajeto total terá cerca de 100 km e o percurso deve demorar pouco mais de uma hora.
*Com informações do site Poder 360
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