Estudo com mais de 150 modelos mostra também os veículos que tiveram a maior desvalorização no ano passado
Em 2023, carros seminovos tiveram, em média, uma desvalorização de 9,6%, de acordo com um estudo da Mobiauto. A título de comparação, a mesma pesquisa apontou, no início do ano passado, que os veículos da categoria tinham desvalorizado cerca de 5,4%.
Além disso, apenas quatro modelos se valorizaram no período. Para chegar nessa conclusão, a empresa pesquisou os preços de 159 automóveis fabricados em 2023, 2022 e 2021. Vale lembrar que, por definição, carros seminovos são aqueles produzidos até três anos atrás.
Desta forma, segundo o estudo, o carro seminovo mais valorizado é o Fiat Pulse 2023. O SUV, que tinha preço médio de R$ 98.150 em 2022, passou a ser vendido por mais de R$ 101 mil no ano passado. Portanto, um aumento de 3,5%.
Ao longo dos 12 meses de 2023, só Volkswagen Polo (1,8%), Hyundai Creta (1,3%) e Toyota SW4 (0,8%), ambos de 2021, também tiveram suas cotações valorizadas. Veja abaixo:
Os carros seminovos mais valorizados do Brasil em 2023
Modelo | Ano | Preço em dezembro de 2022 | Preço em dezembro em 2023 | Variação |
Fiat Pulse | 2023 | R$ 98.150 | R$ 101.619 | 3,5% |
Volkswagen Polo | 2021 | R$ 81.694 | R$ 83.126 | 1,8% |
Hyundai Creta | 2021 | R$ 98.890 | R$ 100.189 | 1,3% |
Toyota SW4 | 2022 | R$ 396.598 | R$ 399.680 | 0,8% |
Fonte: Mobiauto
Desvalorizações
Por outro lado, alguns carros seminovos tiveram desvalorizações próximas e acima dos 20% em 2023. Este é o caso, por exemplo, das Chevrolet S10 cabine dupla de 2021 e 2022, que tiveram depreciações de até 28,2% no período. Vale ressaltar que a picape está passando por uma atualização e deve ser lançada ainda em 2024.
“Notamos que há o predomínio de picapes cabine dupla entre os dez piores do levantamento. Recentemente fizemos uma pesquisa e identificamos que esses veículos, principalmente nas versões a diesel, não foram bons negócios em 2023. Agora, entre os dez, nada menos do que cinco veículos integraram a lista dos dez mais desvalorizados”, aponta Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.
Fora as caminhonetes de cabine dupla, Hyundai Tucson 2022 e Jeep Renegade 2022 também entram na lista de carros que tiveram desvalorização acima dos 20%. Veja abaixo:
Os 10 carros seminovos mais desvalorizados do Brasil em 2023
Modelo | Ano | Preço em dezembro de 2022 | Preço em dezembro em 2023 | Variação |
Chevrolet S10 CD | 2022 | R$ 229.008 | R$ 164.358 | -28,2% |
Hyundai Tucon | 2022 | R$ 173.141 | R$ 127.223 | -26,5% |
Chevrolet S10 CD | 2021 | R$ 242.437 | R$ 179.351 | -26% |
Jeep Renegade | 2022 | R$ 147.292 | R$ 112.936 | -23,4% |
Nissan Frontier | 2022 | R$ 225.106 | R$ 176.094 | -21,7% |
Chevrolet Onix | 2023 | R$ 102.704 | R$ 80.935 | -21,2% |
Ford Ranger CD | 2021 | R$ 220.972 | R$ 176.046,27 | -20,3% |
Mitsubishi L200 Triton Sport | 2023 | R$ 247.085 | R$ 197.154,39 | -20,2% |
Jeep Compass | 2021 | R$ 169.962 | R$ 136.725 | -19,6% |
Mitsubishi Eclipse Cross | 2022 | R$ 188.042 | R$ 151.452 | -19,5% |
Fonte: Mobiauto
FONTE AUTO ESPORTE