22 de abril de 2024 16:59

Só 4 carros seminovos valorizaram no Brasil em 2023; veja quais

Estudo com mais de 150 modelos mostra também os veículos que tiveram a maior desvalorização no ano passado

Em 2023, carros seminovos tiveram, em média, uma desvalorização de 9,6%, de acordo com um estudo da Mobiauto. A título de comparação, a mesma pesquisa apontou, no início do ano passado, que os veículos da categoria tinham desvalorizado cerca de 5,4%.

Além disso, apenas quatro modelos se valorizaram no período. Para chegar nessa conclusão, a empresa pesquisou os preços de 159 automóveis fabricados em 2023, 2022 e 2021. Vale lembrar que, por definição, carros seminovos são aqueles produzidos até três anos atrás.

Desta forma, segundo o estudo, o carro seminovo mais valorizado é o Fiat Pulse 2023. O SUV, que tinha preço médio de R$ 98.150 em 2022, passou a ser vendido por mais de R$ 101 mil no ano passado. Portanto, um aumento de 3,5%.

Ao longo dos 12 meses de 2023, só Volkswagen Polo (1,8%), Hyundai Creta (1,3%) e Toyota SW4 (0,8%), ambos de 2021, também tiveram suas cotações valorizadas. Veja abaixo:

Os carros seminovos mais valorizados do Brasil em 2023

ModeloAnoPreço em dezembro de 2022Preço em dezembro em 2023Variação
Fiat Pulse2023R$ 98.150R$ 101.6193,5%
Volkswagen Polo2021R$ 81.694R$ 83.1261,8%
Hyundai Creta2021R$ 98.890R$ 100.1891,3%
Toyota SW42022R$ 396.598R$ 399.6800,8%

Fonte: Mobiauto

Desvalorizações

Por outro lado, alguns carros seminovos tiveram desvalorizações próximas e acima dos 20% em 2023. Este é o caso, por exemplo, das Chevrolet S10 cabine dupla de 2021 e 2022, que tiveram depreciações de até 28,2% no período. Vale ressaltar que a picape está passando por uma atualização e deve ser lançada ainda em 2024.

Chevrolet S10 cabine dupla foi o carro seminovo mais desvalorizado do Brasil em 2023 — Foto: Divulgação
Chevrolet S10 cabine dupla foi o carro seminovo mais desvalorizado do Brasil em 2023 — Foto: Divulgação

“Notamos que há o predomínio de picapes cabine dupla entre os dez piores do levantamento. Recentemente fizemos uma pesquisa e identificamos que esses veículos, principalmente nas versões a diesel, não foram bons negócios em 2023. Agora, entre os dez, nada menos do que cinco veículos integraram a lista dos dez mais desvalorizados”, aponta Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

Fora as caminhonetes de cabine dupla, Hyundai Tucson 2022 e Jeep Renegade 2022 também entram na lista de carros que tiveram desvalorização acima dos 20%. Veja abaixo:

Os 10 carros seminovos mais desvalorizados do Brasil em 2023

ModeloAnoPreço em dezembro de 2022Preço em dezembro em 2023Variação
Chevrolet S10 CD2022R$ 229.008R$ 164.358-28,2%
Hyundai Tucon2022R$ 173.141R$ 127.223-26,5%
Chevrolet S10 CD2021R$ 242.437R$ 179.351-26%
Jeep Renegade2022R$ 147.292R$ 112.936-23,4%
Nissan Frontier2022R$ 225.106R$ 176.094-21,7%
Chevrolet Onix2023R$ 102.704R$ 80.935-21,2%
Ford Ranger CD2021R$ 220.972R$ 176.046,27-20,3%
Mitsubishi L200 Triton Sport2023R$ 247.085R$ 197.154,39-20,2%
Jeep Compass2021R$ 169.962R$ 136.725-19,6%
Mitsubishi Eclipse Cross2022R$ 188.042R$ 151.452-19,5%

Fonte: Mobiauto

FONTE AUTO ESPORTE

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade