27 de abril de 2024 04:19

Conheça o mapa plano mais preciso da Terra

O mapa de dois lados retrata os Hemisférios Oriental e Ocidental em um dos lados e os Hemisférios Norte e Sul no outro

A representação do nosso planeta através de mapas é repleta de distorções. Isso acontece porque é impossível mostrar perfeitamente um mundo 3D em um plano 2D. Mas agora, pesquisadores desenvolveram um método mais preciso para medir distâncias e classificaram o resultado como o mapa plano mais preciso da Terra.

Falhas nas representações existentes

  • A projeção de Mercator, introduzida em 1569, é a representação do planeta mais conhecida.
  • Ela é uma projeção de mapa cilíndrica e representa os meridianos como linhas verticais igualmente espaçadas, e os círculos de latitude como linhas horizontais igualmente espaçadas.
  • A projeção de Mercator é particularmente positiva para navegação, uma vez que simplifica o processo ao representar cursos de rumo constante, reduzindo a necessidade de correções frequentes de curso devido à curvatura da Terra.
  • No entanto, ela não é isenta de falhas, pois distorce o tamanho e a forma das massas de terra, especialmente à medida que se afasta do equador.
  • A Groenlândia, por exemplo, parece quase do mesmo tamanho da África nesses mapas, apesar de ser significativamente menor na realidade.
  • As informações são da IFLScience.

O mapa mais preciso

Embora existam outras projeções de mapa que oferecem uma representação mais precisa dos tamanhos verdadeiros dos países, estas normalmente não são utilizadas para fins de navegação. Na busca por uma representação mais precisa, Richard Gott, professor emérito de astrofísica em Princeton, criou, em 2007, um sistema para avaliar mapas com base no nível de distorção presente.

Ele descobriu que a projeção Winkel-Tripel, que visa equilibrar distorções de área, direção e distância, tinha as menores distorções gerais. No entanto, ela também não é isenta de imperfeições, apresentando distâncias, como a entre o Havaí e a Ásia, maiores do que são efetivamente.

Anos depois, Gott buscou criar um novo mapa plano, inspirando-se em um design de Buckminster Fuller. Este mapa preservava o tamanho dos países ao apresentar o mundo em uma forma única, embora desconexa. Essa abordagem resultou em lacunas significativas entre países geograficamente próximos e dividiu alguns países em partes separadas.

Foi então que a equipe do professor imaginou um mapa de dois lados, um retratando os Hemisférios Oriental e Ocidental e o outro os Hemisférios Norte e Sul. Ambas as versões evitam os cortes de limite vistos em outras projeções.

Este novo design oferece um método mais preciso para medir distâncias entre dois pontos em comparação com outros mapas planos, apresentando menos erros de distância. De acordo com o sistema de pontuação desenvolvido por Gott, ele se classifica como o mapa plano mais preciso da Terra.

Seu trabalho e descobertas são detalhados em um artigo disponível no servidor de pré-publicação arXiv.

FONTE OLHAR DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade