27 de abril de 2024 02:48

Manteiga ou margarina: especialista explica qual das gorduras é um VENENO pro seu intestino

Você tem o hábito de usar manteiga ou margarina? Uma delas pode prejudicar e muito sua saúde intestinal: nutri revela qual e dá dicas de consumo saudável. 

A escolha entre manteiga e margarina muitas vezes gera debates: afinal, qual é a opção mais saudável? O impacto no intestino e na saúde gastrointestinal está diretamente ligado às características distintas de cada uma delas. Quem conta mais detalhes elas é a nutricionista Karina Al Assad, especialista em modulação intestinal.

A manteiga é um produto lácteo natural feito a partir da gordura do leite: ela é uma fonte de gorduras saturadas que, de acordo com a expert em nutrição, devem ser o equivalente a, no máximo, 7% do seu consumo calórico diário.

Nutricionista revela qual opção mais saudável de manteiga

Esse produto lácteo contém ainda vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K: a presença delas é benéfica para a absorção de nutrientes essenciais.

“O que é preciso tomar cuidado na manteiga é que ela pode ter resquícios de lactose, então se você é muito intolerante a lactose, é melhor que escolha manteigas clarificadas, como a ghee por exemplo”, alertou.

Margarina é altamente contraindicada para saúde intestinal

A margarina, por outro lado, é frequentemente uma alternativa à base de óleos vegetais. “A margarina é um alimento ultraprocessado e feito a partir de óleos de soja, canola e girassol, ou seja, gorduras ômega seis, mais inflamatórios para nossa saúde intestinal”, afirmou a nutricionista.

Algumas margarinas podem ainda conter ácidos graxos trans, que são conhecidos por serem prejudiciais à saúde e podem estar relacionados a graves problemas intestinais e inflamação. De modo geral, o consumo desses ingredientes tem como segredo o equilíbrio no consumo de gorduras, escolhendo opções de alta qualidade e variando as fontes para garantir uma oferta adequada de nutrientes.

Lembre-se ainda de consultar um profissional de saúde ou nutricionista: auxílio especializado pode ser útil para adaptar as escolhas alimentares de acordo com as necessidades individuais e garantir uma dieta equilibrada para a saúde intestinal e geral.

FONTE TUDO GOSTOSI

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade