Mais de 14 milhões de Microempreendedores Individuais precisam fazer a Declaração Anual de Faturamentos em 2024. Se você atuou como MEI em 2023, é hora de agir. Nós vamos mostrar como funciona o Imposto de Renda MEI e todos os detalhes para que você envie seus dados corretamente.
Esta declaração é mais do que apenas uma formalidade. É uma obrigação para todos os microempreendedores individuais, e a sua emissão é importante para manter a regularidade junto à Receita Federal.
Ao preencher os rendimentos obtidos no ano anterior através de notas fiscais, os MEIs garantem o acesso contínuo aos benefícios previdenciários. Além disso, evitam possíveis multas decorrentes de atrasos ou omissões de informações.
Como fazer a Declaração Anual MEI 2024
Diferentemente do IRPF tradicional, a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) pode ser feita de forma fácil pelo próprio cidadão, sem a ajuda de um contador. No entanto, caso haja dúvidas, esses profissionais poderão auxiliar no procedimento. De modo geral, entenda o que precisa ser feito:
- Reúna suas informações financeiras: Some todos os serviços prestados e os valores recebidos ao longo de 2023, documentados em notas fiscais ou não.
- Acesse o site do Simples Nacional: Utilize o CNPJ do seu MEI para acessar a sua conta.
- Selecione o ano-calendário 2023: Escolha o período correto para a sua declaração.
- Informe a receita bruta de 2023: Insira o valor total da sua receita, sem descontos.
- Preencha campos adicionais: Confira se há campos obrigatórios adicionais relacionados à sua atividade.
- Declare a contratação de funcionário: Se você contratou alguém em 2023, informe essa condição.
- Revise as informações: Certifique-se de que todos os dados estão corretos antes de prosseguir.
- Emita o documento: Clique em “Transmitir” para enviar sua declaração à Receita Federal.
Após este processo, lembre-se de armazenar o recibo da declaração. O prazo final para emitir a Declaração Anual MEI pela internet é 31 de maio de 2024. Não deixe essa tarefa para depois. Garanta a conformidade do seu negócio e mantenha-se elegível aos benefícios previdenciários.
FONTE FDR