27 de abril de 2024 05:33

Paraíso turístico brasileiro é invadido por escorpiões venenosos

Mais de 200 escorpiões-amarelos, considerados os mais perigosos do país, foram capturados no município somente no início de fevereiro

Um dos principais paraísos turísticos do Rio de Janeiro foi invadido pelo escorpião-amarelo, considerado o mais perigoso do Brasil. Por isso, a cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, está sendo monitorada pelo Instituto Vital Brazil (IVB).

De acordo com a entidade, apenas no início de fevereiro, foram capturados mais de 200 animais da espécie.

Em função do cenário preocupante, agentes do IVB ministraram treinamento teórico e prático para funcionários da prefeitura de Búzios. Além disso, a população local está sendo orientada sobre com o lidar com a situação, com divulgação das áreas mais infestadas.

Claudio Maurício Vieira, biólogo e coordenador do Laboratório de Artrópodes do Instituto Vital Brazil, relatou que a presença desses animais tem aumentado nos últimos cinco anos, principalmente na Região dos Lagos.

“Uma das estratégias essenciais que desenhamos para lidar com essa situação é o apoio teórico e prático às prefeituras para a identificação, prevenção e controle da proliferação de escorpiões. Isso inclui, por exemplo, a capacitação dos técnicos municipais de vigilância e agentes de saúde”, declarou, em entrevista ao G1.

O instituto elaborou um levantamento que detectou alto número de acidentes com escorpiões e aranhas no estado do Rio de Janeiro. Em 2020, foram 1.234; em 2021, 1.219; em 2022, 1.293 acidentes.

Especificamente em Búzios, os bairros que apresentam maior incidência dos escorpiões são Centro, Ferradura, João Fernandes, São José e Rasa.

“As condições climáticas de calor e umidade típicas desta estação favorecem a proliferação desses animais, que também são impulsionados a procurar abrigo em áreas habitadas devido às chuvas”, informou a Vigilância Ambiental de Búzios.

O órgão revelou, ainda, que os escorpiões, conhecidos por se alimentarem de baratas e moscas, podem ser encontrados em áreas que atraem esses insetos.

Evitar o acúmulo de lixo, manter as lixeiras fechadas adequadamente e a colaboração ativa de todos são ações essenciais para minimizar a presença desses animais em ambientes urbanos”, destacou a prefeitura.

O mais perigoso do Brasil

Existem 182 espécies de escorpiões no Brasil. Porém, somente quatro são perigosas, nesta ordem: escorpião-amarelo, escorpião-amarelo-do-Nordeste, escorpião-marrom e o escorpião-preto-da-Amazônia. São carnívoros, venenosos e da mesma classe das aranhas.

O que fazer

A Vigilância Ambiental da prefeitura orientou a população no sentido de relatar a presença de escorpiões pelo número (22) 2350-6010, ramal 6252.

Caso o morador seja picado, deve ser encaminhado imediatamente ao hospital de referência mais próximo, onde deverá receber soro antiescorpiônico.

FONTE REVISTA FÓRUM

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade