Viajar de carro é uma paixão que me acompanha desde a infância.
Esse se tornou meu hobby aos 7 anos, quando viajei do Rio de Janeiro, meu estado natal, ao Espírito Santo, onde morei por 12 anos e conheci o “Frade e a Freira” – uma formação montanhosa que se vê da BR-101, perto de Cachoeiro do Itapemirim, no sul do território capixaba.
Desde então, conheci muitas estradas brasileiras e resolvi eleger as que mais me impressionaram pelas belezas naturais, de Fernando de Noronha ao Rio Grande do Sul.
1 – Rota do Lagarto e Pedra Azul, no Espírito Santo
A rota romântica capixaba tem apenas 7 km, mas cada metro reserva paisagens e belezas naturais. Ela tem início no Km 88 da BR-262, a cerca de 90 km da capital Vitória, e vai até a rodovia ES-164. No caminho, é possível admirar a Pedra Azul e seu Lagarto por inteiro, além de vislumbrar um bosque belíssimo e passar por pousadas, cafés, bistrôs e restaurantes premiados. Na minha opinião, é uma das paisagens mais belas do Brasil.
2 – BR-116, em Teresópolis, no Rio de Janeiro
Ainda criança, deparei-me com as belezas da BR-116, no trecho que liga as cidades do Rio de Janeiro e Teresópolis.
A caminho da Região Serrana carioca, é possível admirar o Dedo de Deus e a Serra dos Órgãos. Voltei à estrada depois de adulta, no lançamento do facelift do Chevrolet Cobalt, em 2015, quando, mais uma vez, fiquei encantada com o cenário exuberante.
3 – BR-242, na Chapada Diamantina, Bahia
A Chapada Diamantina é uma das grandes belezas da Bahia, estado em que moro atualmente, e o Morro do Pai Inácio é, certamente, um dos protagonistas.
Às margens da BR-242, é possível ter ideia da sua dimensão. A boa notícia é que, saindo pouquíssimos quilômetros do caminho, você encontra o pé do morro e, após alguns minutos de trilha leve, pode chegar até o cume para admirar boa parte da Chapada. É um dos cenários mais incríveis que já vi!
4 – BR-363, em Fernando de Noronha (PE)
A menor BR do Nordeste e a segunda menor do Brasil tem apenas 7,5 km e cruza a ilha principal de Fernando de Noronha de ponta a ponta.
Ao visitar o arquipélago, você certamente passará por essa estrada várias vezes e não cansará de admirar a vista para o Morro do Pico e os Dois Irmãos.
Rodei por lá sem poluir a natureza a bordo do Renault Zoe, um hatch 100% elétrico.
5 – AL-101, entre Maceió e Maragogi (AL)
Na minha opinião, Alagoas é dono do litoral mais belo do Brasil, com um bônus: além das águas cristalinas, a temperatura é incrivelmente morna.
A rodovia estadual AL-101 acompanha a costa alagoana se aproxima bastante do mar. Um espetáculo!
6 – Estrada da Serra da Moeda, em Minas Gerais
A Estrada da Serra da Moeda é especial por estar a apenas 34 km de Belo Horizonte e ter um visual esplêndido de parte da Região Serrana de Minas Gerais.
É mais um dos caminhos que conheci a trabalho, no lançamento do Volkswagen T-Cross, em 2019.
Lá de cima, é possível voar de parapente e até mesmo almoçar admirando a paisagem, no Restaurante Topo do Mundo. O nome já diz tudo: a sensação é de estar “planando” sobre a montanha.
7 – Rota Romântica do Rio Grande do Sul
A chamada “Rota Romântica” do Rio Grande do Sul é composta por trechos da BR-116 e da RS-235.
A estrada lembra caminhos percorridos em pequenas cidades da Europa, entre a Alemanha e a Itália Inclusive, a região é fortemente influenciada pela cultura desses dois países.
Conhecer o local também foi um presente da profissão, em 2019, quando o Mitsubishi Eclipse Cross chegou ao mercado.
*Texto publicado originalmente em dezembro de 2021.
FONTE UOL