Com R$ 72.640 do hatch da Renault é possível fazer bom negócio com sedãs seminovos bem equipados
Atualmente, o Renault Kwid é o carro 0 km mais barato do Brasil. A versão inicial Zen parte de R$ 72.640. Com este valor em mãos, há uma infinidade de opções de usados e seminovos com melhores custos-benefícios. Os sedãs compactos, por exemplo, podem ser uma alternativa interessante.
Além de espaço interno e porta-malas superiores, eles contam com lista de itens de série e opcionais mais completa. Alguns deles podem ser comprados até com o câmbio automático e motores mais potentes e econômicos.
O Kwid 1.0 12V de três cilindros, por exemplo, rende 71/68 cv e consome 10,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol e 15,3 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina, segundo o Inmetro.
Então vamos aos sedãs usados compactos usados? Confira a seguir os 10 mais.
1- HONDA CITY SEDAN 1.5 16V EX AUT. 2017 – R$ 71.584
Presente entre nós desde 2009, o sedã compacto ganhou a sua mais recente geração em 2021 e, com isso, a motorização 1.5 de maior desempenho (126 cv e 15,8/15,5 kgfm) e menor consumo. Podendo ser abastecida tanto com etanol ou gasolina ou a mistura dos dois juntos no mesmo tanque, com o primeiro combustível, segundo o Inmetro, são 9,2 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada) e com o segundo, 13,1 km/l (cidade) e 15,2 km/l (estrada).
A transmissão é sempre automática do tipo CVT que simula sete velocidades, segundo a Honda. Além de espaçoso, traz inúmeros itens de série tais como faróis com luzes de LED, 6 airbags, assistente de estabilidade e assistente de saída em rampa entre outras comodidades.
2- VW VIRTUS 1.6 MSI MEC. 2021 – R$ 71.479
Lançado em 2018 para ocupar o lugar do Polo Sedan, o Virtus tem suas virtudes e não são poucas. Além de bem equipado, em 2018, o sedã da Volkswagen – feito sobre a plataforma modular MQB – conquistou a pontuação máxima (com cinco estrelas) em testes de impacto do Latin NCAP.
Na versão 1.6 aspirada e câmbio mecânico de cinco marchas, ele rende 117/110 cv e torque de 16,5/15,8 kgfm. O consumo é de 8,2 km/l (cidade) e 9,5 km/l (estrada) com etanol e 11,9 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada) com gasolina. O ponto chave está na segurança, boa estabilidade, espaço interno e de porta malas (521 litros) e, claro, mecânica confiável.
3- TOYOTA YARIS SEDAN 1.5 16V XL MEC. 2019 – R$ 71.214
A confiabilidade da marca japonesa, a robustez mecânica e o espaço interno bem aproveitado (graças ao assoalho traseiro plano), só fazem do sedã da Toyota ser cada vez mais desejado. O consumo é outra vantagem. Assim como seu concorrente direto Honda City, o Yaris também está disponível com motor 1.5 16V flex, porém com 110/105 cv e 14,9/14,3 kgfm ligado à transmissão manual de seis marchas.
Segundo o Inmetro, o consumo é de 8,3 km/l (cidade) e 10,1 km/l (estrada) se abastecido com etanol, mas com gasolina sobe para 12 km/l (cidade) e 14,6 km/l (estrada).O espaço interno é bem aproveitado e o porta-malas também não faz feio com seus 473 litros de capacidade.
4- FIAT CRONOS 1.0 6V DRIVE MT 2023 – R$ 70.891
O sedã chegou em 2018 importado da Argentina, com motores 1.3 e 1.8, mas em 2023, passou a vir com propulsor mais econômico 1.0 com seis válvulas aspirado (75/71 cv de potência e torque de 10,7/10 kgfm), sempre associado à transmissão manual de cinco velocidades.
Com um dos menores consumo de combustíveis da categoria, nesta versão são 9,9 km/l (cidade) e 11,3 km/l (estrada) com etanol e 13,8 km/l (cidade) e 16 km/l (estrada) com gasolina. Seu porta-malas de 525 litros é um dos melhores do segmento, deixando muito SUV grande de queixo caído. Outra vantagem está no design agradável, conforto a bordo, além da boa reputação no mercado de usados com mecânica confiável e acessível, manutenção barata etc.
5- CHEVROLET ONIX PLUS 1.0 12V LT MT 2021 – R$ 66.258
Em 2019 ele veio para substituir o Prisma, mantido por algum tempo na linha com o nome Joy Plus.
No caso da configuração sedã do Onix, batizada de “Plus”, na versão de entrada traz motor aspirado 1.0 de três cilindros que junto ao câmbio manual de seis marchas rende 82/78 cv de potência e 10,6/9,6 kgfm de torque.
Seu consumo com etanol é de 10,1 km/l (cidade) e 12,5 km/l (estrada) e na gasolina 14,3 km/l (cidade) e 17,7 km/l (estrada). Fora isso, o sedã é reconhecido pelo bom espaço interno, alta confiabilidade na marca, bom nível de equipamentos, estilo moderno e ótima avaliação no teste de impacto do Latin NCAP.
FONTE AUTOO