Entre 2010 a 2023, a frota de veículos aumentou mais de 7 vezes a mais que a população. Isso é o que mostra uma pesquisa promovida pelo site CORREIO DE MINAS no período nas mais de 25 cidades do Alto Paraopeba, Vertentes, Inconfidentes e Vale do Piranga. Enquanto a população cresceu em média 6,33% a o número de carros em circulação chegou a quase 47%. Os dados se baseiam no IBGE no censo de 2022e no DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).
Os dados também informam sobre a cidade de Lafaiete que teve sua quantidade de habitantes elevada em 11,48% e sua frota de carros subiu em 44% no período. Em todas as cidades o quadro da evolução crescente de carros já impacta diretamente, com congestionamentos e afeta diretamente na mobilidade urbana. Em Belo Vale, por exemplo, a populaçãoa cresceu pouco mais de 12 % e frota chegou a 61%.
Os municípios não estavam planejados para esta realidade com desdobramentos na área ambiental e qualidade de vida. È preciso repensar as cidades e infra estrutura urbana com uma densidade de automóveis bem maior do que os habitantes.
Nesta evolução, em menos de 5 anos a frota vai ultrapassar a população.
Veja o quadro abaixo: