Fiat ressurge com o lendário 500: novo modelo promete chegar mais barato ao mercado em 2025 e com motor combustão Firefly 1.0 do Argo e do Mobi
A Fiat acaba de tomar uma decisão ousada que pode redefinir sua estratégia de mercado global: após o desempenho decepcionante do 500e, a montadora italiana decidiu trazer de volta uma versão a combustão do seu icônico compacto. Em tempos de incerteza sobre a eletrificação total da indústria, o novo Fiat 500 híbrido leve, equipado com o motor Firefly 1.0 já utilizado no Mobi – o carro mais barato do Brasil, e no Argo, promete recuperar o prestígio do modelo — e, acima de tudo, vender.

Fiat 500 ganha versão híbrida com motor a combustão e preço mais acessível
Lançado há cinco anos como um modelo totalmente elétrico, o Fiat 500e chegou ao mercado europeu com preço inicial de € 33.900 — o equivalente a mais de R$ 200 mil na cotação atual. Apesar das boas avaliações em testes técnicos, o compacto enfrentou forte resistência entre os consumidores. O alto custo e a autonomia inferior a concorrentes diretos, como o Renault Zoe e o Peugeot e-208, limitaram seu apelo nas grandes cidades europeias.
Segundo o portal AutoExpress, a Fiat rapidamente identificou que o público ainda não está totalmente preparado para uma transição completa aos veículos 100% elétricos, sobretudo no segmento urbano, onde o custo-benefício ainda é determinante. A resposta da montadora foi estratégica: lançar uma versão mais acessível, equipada com motor a combustão e sistema híbrido leve — o novo Fiat 500 Hybrid.
Previsto para chegar ao mercado europeu entre o final de 2025 e o início de 2026, o modelo terá preço inicial estimado em € 18.000, de acordo com o portal ItalPassion. Esse valor representa um pequeno acréscimo em relação à versão híbrida anterior, fabricada na Polônia, que partia de € 17.700. A diferença de preço se justifica pela inclusão de tecnologias mais modernas e aprimoramentos nos sistemas de segurança.
Com essa nova faixa de preço, o 500 Hybrid se posiciona como uma alternativa muito mais competitiva em comparação ao 500e, cujo valor atual gira em torno de € 29.000. A expectativa da Fiat é clara: atrair consumidores que desejam um carro eficiente, moderno e urbano, mas com custo mais equilibrado e menor complexidade tecnológica em relação aos elétricos puros.
Estilo preservado, mecânica transformada
Apesar do retorno ao motor a combustão, o visual do novo Fiat 500 permanece praticamente inalterado em relação ao 500e. As rodas, carroceria e até a central multimídia de 10,25 polegadas continuam iguais. A principal diferença está na nova grade frontal com aberturas reais para ventilação do motor térmico, além do retorno do câmbio manual de seis marchas e do tradicional terceiro pedal.
O modelo, que deve ganhar o apelido comercial de Fiat 500 Torino, já está em pré-produção, com início da fabricação em escala total previsto para novembro de 2025. A meta: vender ao menos 100 mil unidades por ano, segundo fontes ligadas à Stellantis, conglomerado responsável pela Fiat.
Fiat 500 híbrido terá motor de Argo e Mobi
Segundo informações apuradas pela Motor1 Itália, o propulsor escolhido para mover o novo 500 híbrido é o Firefly 1.0 três cilindros, já conhecido dos brasileiros por equipar os modelos Fiat Mobi e Fiat Argo. A motorização será combinada a um sistema híbrido-leve (MHEV), com bateria de 12V, semelhante ao utilizado nos SUVs Fiat Pulse e Fastback.
A escolha técnica visa simplicidade, baixo custo de manutenção e eficiência urbana. A opção por não adotar o 1.2 híbrido pleno, comum em outros modelos da Stellantis, se deve ao espaço limitado do capô dianteiro do 500.
Novo carro da Fiat 500 híbrido combina tradição e tecnologia
Internamente, o novo 500 híbrido combina tradição e tecnologia. O painel mantém o desenho horizontal e o volante de dois raios, enquanto o câmbio manual se destaca como diferencial em um mercado cada vez mais automatizado. O sistema de infoentretenimento permanece centrado em uma tela sensível ao toque, com conectividade e integração compatível com os padrões europeus.

Versão esportiva a combustão não deve retornar
Apesar da reintrodução do motor a combustão, fontes próximas à marca indicam que a versão Abarth com motor térmico não retornará. Atualmente, a linha esportiva do 500 é oferecida apenas em versão elétrica, com potência de 155 cv e som esportivo gerado artificialmente, seguindo o mesmo conceito do Dodge Charger EV.
Fiat responde à mudança nos ventos da eletrificação
A decisão da Fiat vai além de um simples ajuste de produto. Representa um reposicionamento diante das incertezas da eletrificação. A própria União Europeia, que havia definido metas rígidas de emissões e proibição de motores a combustão até 2035, começou a revisar seus prazos e permitir exceções, como destacou a Euractiv.
Essa flexibilização abre espaço para estratégias mais híbridas – no sentido técnico e comercial – como a adotada agora pela Fiat. Segundo especialistas do setor ouvidos pela Reuters, “as montadoras que conseguirem equilibrar o avanço da eletrificação com soluções acessíveis a combustão ainda terão grande vantagem competitiva na próxima década”.
E o Brasil? Fiat 500 segue elétrico — por enquanto
No Brasil, o Fiat 500e continua à venda na versão ICON, com motor de 87 kW (118 cv) e bateria de 42 kWh, entregando 22,4 kgfm de torque. O preço, porém, é elevado: parte de R$ 214.990, com unidades ainda da linha 2022 disponíveis no site oficial da marca (Fiat Brasil).
Ainda não há previsão oficial de que a versão híbrida leve com motor Firefly chegue ao mercado brasileiro, mas o sucesso global pode abrir esse caminho.
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FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS