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Redução de IPI: quais SUVs se enquadrariam e quanto custariam?

Tema quente dos últimos dias no setor automotivo, a volta de incentivos para carros de entrada, que atualmente está em mesa de discussão entre a presidência e o Ministério da Economia, não deve abranger somente hatchbacks pequenos como aconteceu nas últimas tentativas. Isso porque desde a última rodada de incentivos, em 2023, uma categoria ganhou opções importantes com motorização 1.0 aspirada: a dos SUVs de entrada.

Com o crescimento e a consequente escalada de preços de modelos como Honda HR-V, Hyundai Creta e Nissan Kicks, que já beliscam – e às vezes passam – a faixa dos R$ 200 mil reais em suas versões de topo, um novo segmento foi criado, aproveitando muito mais itens dos modelos de entrada de suas respectivas marcas, mas apostando em um novo visual externo. Na prática, são a evolução dos antigos aventureiros dos anos 1990 e 2000, como Volkswagen CrossFox e Fiat Palio Weekend Adventure.

Até o momento, dois desses novos representantes dessa categoria emergente já contam com motorização 1.0 aspirada, potência até 90 cavalos e baixa emissão de poluentes, como posto nas condições da nova rodada de incentivos. São eles o Volkswagen Tera, apresentado há um mês, e o SUV cupê Citroën Basalt, de outubro de 2024.

Considerando o que já fizemos com os modelos de entrada e seu possível novo posicionamento de preço com a isenção de IPI, trazemos abaixo também a estimativa de como poderão ficar as tabelas atualizadas dos dois modelos. Vale lembrar que as montadoras podem – ou não – adotar a redução, já que não há nada na proposta que necessariamente as obrigue a repassar essa diluição para os consumidores. No caso da Citroën, o preço de tabela não é o praticado pelas concessionárias, que concedem descontos a todos os compradores. Na prática, o Basalt Feel MT acaba saindo por R$ 93.990.

ModeloPreço cheioPreço sem o IPI (- 7%)Diferença
Citroën Basalt 1.0 Feel MTR$ 100.490R$ 93.456– R$ 7.034
Volkswagen Tera MPI MTR$ 103.990R$ 96.711– R$ 7.279

Citroën Basalt

  • Versão: Citroën Basalt 1.0 Feel MT
  • Preço: R$ 100.490 (R$ 92.990 praticado)
  • Preço sem IPI: R$ 93.456
  • Motor: 1.0 Firefly 6V
  • Câmbio: manual de 5 marchas
  • Potência e torque: 75 cv e 10 kgfm

O modelo mais acessível da lista também é o SUV-cupê mais barato do Brasil. Na versão de entrada Feel 1.0, equipada com motor aspirado, o Basalt já oferece um bom pacote de itens de série. Entre os destaques, estão direção elétrica com regulagem de altura, painel digital, central multimídia de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmera de ré, quatro airbags, banco do motorista com ajuste de altura, vidros elétricos, rodas de liga leve de 16″ com pneus 205/60, chave canivete e retrovisores elétricos.

Volkswagen Tera

  • Versão: Tera MPI MT
  • Preço: R$ 103.990 
  • Preço sem IPI: R$ 96.711
  • Motor: 1.0 MPI
  • Câmbio: manual de 5 marchas
  • Potência e torque: 84 cv e 10,3 kgfm

Principal novidade do segmento desde o lançamento do Kardian, há cerca de um ano, o Tera trouxe a Volkswagen para uma área até então não explorada por Nivus e T-Cross. Sua versão de entrada, chamada apenas de MPI, traz o motor 1.0 aspirado e câmbio manual de 5 marchas já conhecidos da linha Polo e que também se fez presente em Up!, Gol e Fox.

Desde a versão de acesso, o Tera já traz seis airbags de série, painel de instrumentos digital de 8”, central multimídia VW Play de 10,1” com volante multifuncional, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função “Tilt down” no lado direito, faróis e lanternas em LED, rodas de aço aro 15” com calotas escurecidas e pneus 185/65, sensor de estacionamento traseiro e vidro elétrico nas quatro portas. Seu porta-malas também é destaque, com 350 litros. 

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