O pároco Padre Vítor, da Paróquia de Piranga, apresentou ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) um projeto para a implantação de um espaço mirante no Santuário de Bom Jesus do Bacalhau. A iniciativa foi registrada na Plataforma Semente, programa de incentivo a projetos de relevância social, cultural e ambiental do MPMG. O Santuário, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é considerado um dos poucos templos do Brasil localizados em área rural, reunindo características únicas de patrimônio histórico, artístico e religioso.
O projeto tem como objetivo valorizar a vista das colinas que cercam o templo, criando um espaço de contemplação que deve ampliar o turismo religioso e cultural em Piranga. Além disso, a proposta busca fortalecer a identidade local e integrar o acervo histórico e cultural da Arquidiocese de Mariana.
A iniciativa já foi contemplada pela Plataforma Semente e está em fase de acompanhamento pelo Ministério Público de Minas Gerais, que acompanha sua execução para garantir que o espaço seja implantado de forma a preservar o patrimônio e beneficiar a comunidade.