A crescente sensação de insegurança na Praça JK, em Congonhas, voltou ao centro dos debates na Câmara Municipal e motivou cobranças diretas ao Executivo por parte de vereadores. O tema foi levantado durante discussão de requerimento que solicita providências imediatas para enfrentar problemas como uso de drogas, comportamentos suspeitos e riscos à segurança de comerciantes e frequentadores do local.
Autor do requerimento, o vereador Robertinho destacou que comerciantes da região têm demonstrado medo e insegurança, relatando situações que colocam em risco tanto os trabalhadores quanto os clientes. Segundo ele, a falta de presença permanente do poder público tem contribuído para a degradação do espaço, afastando famílias e prejudicando a atividade comercial. “Os comerciantes estão se sentindo ameaçados pela presença constante de pessoas com comportamentos que colocam em risco a segurança no local. Esta situação afugente prejudicado o comércio e gerado medo entre trabalhadores e frequentadores da Praça JK”, citou Robertinho.
No requerimento, além de apontar os problemas, Robertinho solicita uma série de medidas, como a intensificação das rondas da Guarda Municipal, a presença fixa de agentes na praça, a realização de ações sociais voltadas à saúde mental e a melhoria da iluminação e do sistema de monitoramento por câmeras. O vereador também pede que o Executivo apresente relatórios detalhados sobre as ações já adotadas e um planejamento de médio prazo para resolver os problemas de forma estruturada.
Os vereadores reforçaram que a cobrança não se limita à repressão, mas inclui a necessidade de políticas públicas integradas, que envolvam segurança, assistência social e urbanismo. A expectativa é que o Executivo se posicione sobre as demandas e apresente soluções para que a Praça JK volte a ser um espaço seguro, de convivência e desenvolvimento econômico para a população de Congonhas.
Medo
Já o vereador Gilmar Seabra deu um exemplo pessoal da gravidade do problema ao afirmar que chegou a transferir sua clínica profissional da região justamente por conta da insegurança. De acordo com ele, episódios recorrentes tornaram inviável a permanência no local, evidenciando que a situação já ultrapassou o limite do aceitável e exige medidas urgentes por parte do poder público.
Há menos de 15 dias, a Vereadora Patrícia Monteiro cobrou intervenções na Praça.




