A maior reserva de lítio do mundo foi descoberta nos Estados Unidos. Entenda como este enorme depósito pode abastecer por anos a demanda de lítio para produzir milhões de veículos elétricos.
Que o Lago Salton, localizado na Califórnia, é uma grande reserva de lítio, não é nenhuma novidade. Contudo, agora, um estudo realizado pelo Departamento de Energia dos EUA concluiu que as reservas do cobiçado mineral são muito maiores que o imaginado anteriormente, podendo ser um salto para a indústria de veículos elétricos. Parece que a maior reserva de lítio do mundo estava escondia esse tempo todo nos EUA.
Esta pode ser a maior reserva de lítio do mundo
A enorme reserva subterrânea localizada abaixo do leito do lago contém lítio suficiente para construir baterias para 375 milhões de veículos elétricos, tornando-a um dos maiores depósitos de lítio do mundo. Um novo estudo do Departamento de Energia dos EUA lançado nos últimos meses é o primeiro a quantificar o quanto de metal valioso está lá embaixo, e é muito mais do que se pensava anteriormente.
Pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Berkey afirmam que a reserva pode apoiar uma produção de 3.400 toneladas de lítio. Segundo informações, os Estados Unidos possuem atualmente cerca de 2,4 milhões de veículos elétricos registrados. Alguns afirmam que este mercado deve explodir em 2030, com previsão de que poderemos passar por uma escassez de lítio já em 2025.
O Mar Salton passou por várias pesquisas de energia verde, com empresas de todos os tamanhos tentando avaliar como extrair o lítio nas profundidades do extremo sul do lago. Das novas descobertas, o departamento de energia afirma que todo o mineral encontrado na maior reserva de lítio do mundo pode permitir que o país atenda ou exceda a demanda global de lítio por décadas, de acordo com um comunicado à imprensa.
Milhões de dólares são investidos na maior reserva de lítio do mundo
Para Michael McKibben, professor de geoquímica e um dos autores do estudo, a descoberta é muito significativa, tornando o Mar Salton um dos maiores depósitos de lítio do mundo. Isso poderia tornar os EUA completamente autossuficientes em lítio, eliminando a necessidade de importação da China.
É importante mencionar que encontrar uma forma de aproveitar e extrair o mineral da maior reserva de lítio do mundo em escala comercial é uma tarefa desafiadora. Contudo, algumas empresas já estão trabalhando nisso e garantindo grandes investimentos para alavancar o setor de veículos elétricos.
A Comissão de Energia da Califórnia concedeu uma doação de 6 milhões de dólares à Berkshire Hathaway Energy, assim como uma doação de 1,46 milhão de dólares à Controlled Thermal Resources há alguns anos, para desenvolver técnicas de extração na maior reserva de lítio do mundo.
Em 2021, a GM fez uma parceria com a Controlled Thermal Resources (CTR) para assegurar o lítio do Mar Salton, e a Stellantis também firmou acordos com a CTR. A EnergySource Minerals, que abriu sua primeira central geotérmica em 2012, e a Ford também assinaram contratos para a extração de lítio.
Nenhuma empresa foi capaz de extrair minério da maior reserva de lítio do mundo
Em vez de perfurar a céu aberto e gerar enormes piscinas de evaporação, que podem levar meses e anos e deixar a destruição no seu rastro, o plano é extrair o lítio de uma forma mais amiga do ambiente. As empresas estão trabalhando para uma tecnologia de extração direta de lítio que possa extrair a salmoura e separar o lítio de outros metais.
Este é certamente um desenvolvimento convincente na longa saga do Mar Salton. O Los Angeles Times afirma que nenhuma empresa foi capaz de extrair o mineral do local, e é um empreendimento caro e complicado, com o sal sozinho corroendo rapidamente o equipamento.
FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS