15 de agosto de 2024 00:30

Esta cidade que poucos já ouviram falar possui a melhor qualidade de vida do Brasil

Com apenas 4.702 habitantes, este município no interior de São Paulo conquistou o primeiro lugar no estudo IPS Brasil

Com uma população de apenas 4.702 habitantes, de acordo com dados do Censo de 2022, esta cidade no interior de São Paulo foi reconhecida como a detentora da melhor qualidade de vida do Brasil. Chamada Gavião Peixoto, a metrópole ficou em primeiro lugar no ranking realizado pelo estudo IPS Brasil, divulgado em julho deste ano.

Para compor a lista, a pesquisa aplicou o Índice de Progresso Social (IPS), uma metodologia internacional com base em dados oficiais, para avaliar o bem-estar da população de todas as 5.700 cidades brasileiras. A cidade de Gavião Peixoto, que foi reconhecida como município há apenas 28 anos, obteve uma nota geral de 74,49 – a maior entre todas.

O Parque Ecológico Municipal de Gavião Peixoto — Foto: Divulgação/Prefeitura de Gavião Peixoto
O Parque Ecológico Municipal de Gavião Peixoto — Foto: Divulgação/Prefeitura de Gavião Peixoto

A média final feita pelo IPS leva em consideração três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-estar; e Oportunidades. Cada um desses itens são compostos por quatro componentes, que possuem de três a cinco indicadores, com pesos diferentes entre eles. Dentro do componente segurança, por exemplo, o indicador de taxa de homicídio tem peso maior que o de morte de jovens.

A cidade se destacou nos quesitos moradia e educação. Isso porque grande parte da população de Gavião Peixoto conta com moradia universal disponível e acesso ao ensino básico e superior. Para completar, o município possui a melhor média salarial do estado de São Paulo, com remuneração média de R$ 6.279,20.

Após começar a abrigar uma unidade da Embraer que realiza atividades de montagem final de aeronaves em 2001, Gavião Peixoto passou a receber investimentos consistentes, o que trouxe emprego e crescimento tecnológico para o município. Além disso, a cidade possui uma economia baseada na agricultura, principalmente no cultivo de cana-de-açúcar e laranja.

A capital Brasília ocupa o segundo lugar do ranking do estudo, com uma nota de 71,25, e São Carlos (SP) fecha o pódio, com 70,96. Confira o TOP 10 completo:

  1. Gavião Peixoto (SP), com 74,49
  2. Brasília (DF), com 71,25
  3. São Carlos (SP), com 70,96
  4. Goiânia (GO), com 70,49
  5. Nuporanga (SP), com 70,47
  6. Indaiatuba (SP), com 70,47
  7. Gabriel Monteiro (SP), com 70,42
  8. Águas de São Pedro (SP), com 70,37
  9. Jaguariúna (SP), com 70,29
  10. Araraquara (SP), com 70,22

FONTE CASA VOGUE

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade