18 de abril de 2024 20:41

14º salário: Dinheiro vai ser pago a aposentados e pensionistas em 2021?

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguardam pela possibilidade de pagamento do 14º salário. O pagamento do 13º salário foi feito de forma antecipada neste ano. Logo, muitos estão sem recursos neste mês de dezembro.

A maior expectativa é pela liberação do 14º salário para esses públicos. Como as parcelas foram pagas entre maio e julho, agora no fim do ano a maioria já não tem como contar com recursos extras.

14º salário vai ser pago em 2021?

O orçamento dos idosos ficou comprometido na pandemia da covid-19. Assim como outras famílias brasileiras, eles tiveram as contas prejudicadas. Isso porque os recursos pagos a eles, como pensão e aposentadoria, foi para muitas famílias a única fonte de renda.

Dessa forma, até o 13º salário que foi antecipado também já foi gasto pela maioria dos brasileiros. Além disso, com a alta da inflação, o poder de compra também diminuiu. As compras de alimentos ficaram mais cara, assim como de medicamentos e demais gastos com energia, por exemplo.

Apesar da especulação quanto ao pagamento do 14º salário do INSS, o instituto e o Ministério da Economia não deram nenhuma confirmação sobre a possibilidade.

Dessa forma, não se tem nem mesmo previsão de que o pagamento seja feito, menos ainda quando isso pode acontecer. Além disso, nem a fonte de recurso teria sido definida para garantir o pagamento.

O que se sabe é que pelo projeto, o 14º salário para os aposentador e pensionistas seria pago também nos anos de 2022 e 2023. Segundo o projeto, essa seria uma forma de reduzir o impacto da pandemia para esse público.

Apesar disso, o projeto de lei continua parado, dependendo de votação na Câmara dos Deputados. Até lá, sem previsão de liberação do dinheiro extra para os idosos.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade