19 de abril de 2024 17:59

Liberação do 14º salário do INSS aos aposentados e pensionistas

O 14º salário do INSS estava cotado para ser pago aos aposentados e pensionistas neste mês de março

Cotado para começar a ser pago este mês de março, o 14º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), segue indefinido e aguardando a análise por parte da Câmara dos Deputados.

O benefício foi cotado para começar a ser pago em março após decisão da Comissão de Finanças e Tributação, onde a respectiva Comissão aprovou o pagamento em dobro do abono anual aos segurados e dependentes do INSS no dia 24 de novembro de 2021.

Se o benefício foi cotado para março, porque não vai ser pago?

Apesar de ser cotado para se pago em março, o benefício não pode ser liberado este mês, pois, como a medida se trata de um Projeto de Lei, ela precisa passar por todo cronograma de aprovações determinadas pela Constituição.

Sendo assim, a medida precisa passar pelo aval de todas as Comissões competentes ao tema da Câmara dos Deputados, posteriormente por um julgamento no Plenário do Senado Federal e por fim para sanção ou veto presidencial.

Logo, a medida que institui o 14º salário ainda precisa passar pela aprovação da última Comissão competente ao tema da Câmara dos Deputados, sendo ela a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que aguarda definição de um relator para que possa ser aprovado ou não.

Tendo estes pontos em mente e entendendo também que todo esse processo de votação e aprovação leva tempo, de fato o benefício não será liberado este ano e ainda possui um longo caminho até sua aprovação.

14º salário pode ser liberado ao longo do ano?

Cientes de que o benefício não será liberado em março, outra dúvida que pode surgir por parte dos aposentados e pensionistas do INSS, é quanto a uma possível aprovação no decorrer do ano.

Essa situação vale apenas como especulação, mas cabem alguns pontos de análise, dentre eles, que para que a medida possa ser aprovada será necessário apoio dos parlamentares frente ao tema.

É importante lembrar que caso o 14º salário do INSS seja aprovado pela Câmara, o mesmo pode vir a sofrer com a resistência dos Senadores em uma possível votação.

Isso porque não só na Câmara dos Deputados há um Projeto de Lei que solicita a criação do 14º salário, como também existe um Projeto em trâmite no Senado Federal.

Contudo, os Senadores já demonstraram desinteresse na medida, tanto é que, desde sua criação em 2020, a medida não avançou e perdeu forte apoio político.

Sendo assim, existe a possibilidade de que a medida seja barrada no Senado, contudo, tudo dependerá da agenda dos parlamentares, do interesse político e de como o benefício poderá impactar nos cofres da União.

Além disso, estamos em um ano eleitoral e talvez a viabilização do 14º salário não esteja nos planos políticos devido às restrições impostas pela Lei eleitoral.

13º salário

Sem uma definição quanto a uma possível liberação do 14º salário, o 13º salário dos aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS já está disponível para consulta.

A liberação do 13º salário deste ano foi definida através de um Decreto publicado pelo Governo Federal ainda em 2020. Para saber como vai funcionar o 13º salário este ano, quem recebe e o calendário de pagamentos, basta acessar aqui e ficar por dentro do benefício para 2022.

FONTE JORNAL CONTÁBIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade