29 de março de 2024 06:25

Calendário do 13º salário do INSS retorna na próxima semana; saiba quem recebe

Aposentados, pensionistas e beneficiários de outros auxílios do INSS recebem a segunda parcela do abono anual.

A expectativa pelo pagamento da segunda parcela do 13º salário antecipado está grande entre os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os repasses começam na próxima quarta-feira, 25, e seguem até o fim do calendário da competência de maio

Mais de 31 milhões de pessoas têm direito ao abono natalino. Além daqueles que recebem qualquer tipo de aposentadoria, ele também é pago aos beneficiários da pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade e auxílio-reclusão.

Cálculo das parcelas

A primeira parcela do 13º, liberada junto com o benefício de abril, equivaleu a 50% da renda recebida pelo cidadão naquele mês. Já a segunda pode ter alguns descontos, como o Imposto de Renda e valores de consignados.

Aposentados idade de até 64 anos que ganham mais que R$ 1.903,98 por mês precisam declarar o IRPF. O mesmo vale para aposentados com 65 anos ou mais e que recebem acima de R$ 3.807,93 mensais.

Já aqueles que tiveram o benefício concedido após o mês de janeiro receberão valores proporcionais aos meses em que terão acesso ao benefício 2022. Por sua vez, quem começou a receber após maio só poderá sacar o abono natalino em novembro, em cota única.

Calendário do 13º salário do INSS

O governo antecipou o pagamento do 13º dos aposentados pela terceira vez consecutiva neste ano. Tradicionalmente, os repasses acontecem entre os meses de agosto e dezembro.

O calendário é dividido entre quem ganha um salário mínimo por mês e quem recebe acima do piso nacional. Confira as datas, que consideram o final do número do cartão do benefício do segurado (sem o dígito):

FONTE EDITALCONCURSOSBRASIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade