Para receber o auxílio em questão é preciso que a família mantenha um cadastro ativo e atualizado no CadÚnico
Você sabia que existe um benefício que paga até um salário mínimo para crianças e adolescentes? Trata-se do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que tem como destino pessoas com deficiência independentemente da idade. Dessa forma, mesmo quem for menor de 18 anos pode recebê-lo, desde que se encaixe nas regras.
O Benefício de Prestação Continuada
Mais conhecido apenas como BPC, esse benefício auxilia milhões de famílias do Brasil com um valor referente ao salário mínimo vigente daquele ano. Para recebê-lo, é preciso fazer parte de um desses dois grupos sociais:
- Idosos acima de 65 anos de baixa renda e que não tenham contribuído com o INSS;
- Pessoas com Deficiência Física ou Intelectual de baixa renda, independentemente da idade.
No caso de PCDs que sejam menores de idade, os pais ou responsáveis precisarão fazer os saques até a maioridade do mesmo. De qualquer forma, não há nenhuma restrição quanto a uma idade mínima para a inscrição no programa.
Entretanto deve-se observar as condições de renda, pois é preciso que a PCD tenha renda per capita igual ou inferior a 25% de um salário mínimo. Ademais, também será necessário a comprovação da deficiência mediante perícia médica.
Como solicitar o BPC
Antes de fazer a solicitação, a família da pessoa com deficiência ou idoso deverá comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua cidade para que seja feito todo o levantamento do comprovante de renda e para que a perícia médica seja marcada, caso necessário.
Vale lembrar que todos os membros da família – e não apenas os que irão receber o BPC – devem se cadastrar no CadÚnico. Logo em seguida, o assistente social poderá entrar já com a solicitação do benefício ou então a própria família pode fazer isso.
No caso, a solicitação poderá ser feita por meio do aplicativo MEU INSS, que está disponível para aparelhos Android e iOS. Também é possível realizar a solicitação por meio da Central de Atendimento do INSS no número 135. Uma vez que a solicitação for atendida, a família poderá receber um salário mínimo por beneficiário.
FONTE ESCOLA EDUCAÇÃO